A cozinha solidária funciona numa praticidade feita por voluntários na confecção de alimentos na sede da sua própria cozinha, sendo criado no ano de 2020 em uma das sede chamada Associação Família Unida, que fica sediada numa igreja no ano de 2020. A igreja ainda foi voluntária. Os participantes são pessoas da própria comunidade que interagem, trocam experiências e de uma forma bem sucinta se relacionam à participação mútua e bem diversa com as suas experiências e tempo disponíveis.
No ano de 2020, a população de São João de Meriti, como todo o Brasil, tinha um problema global de saúde em relação ao Covid-19, nos levou a desenvolver uma prática entre pessoas da própria localidade, num fato quase que de sobrevivência, pelo fato de estarmos ali limitados no direito de ir e vir, com adoção de barreiras sanitárias, a população local criou entre si uma troca-permuta de atividade e desenvolvimento envolvendo igrejas, terreiros, matrizes, igrejas católicas. A população em geral se mobilizou para se manter viva, essa é uma realidade. E o que se quer resolver com a prática ou melhorar? Uma rede de cozinhas solidárias envolvendo sete cozinhas que atuam de uma forma bem diferenciada pelo fato do território ser bem volátil nas suas necessidades, a gente consegue resolver uma das questões, uma das principais é a questão do abastecimento de alimento dentro da periferia interiorizando as atividades que temos nas cozinhas solidárias dentro da sua própria comunidade.
O que se conseguiu com o trabalho dentro desses aproximados 4 anos que já se passaram, nós estamos vendo a atividade junto com as comunidades envolvidas nessa questão do combate à fome e à desigualdade. Uma conscientização muito ampla foi desenvolvida entre os colaboradores, moradores, pessoas atendentes, que trouxe resultados muito significativos. Um deles que se destaca foi a multiplicação de cozinhas solidárias no município de São João de Meriti, organicamente já reunidas em rede. O que aconteceu até aqui, temos a possibilidade de estarmos ampliando inclusive parte burocrática um monte das organizações que não tinham documentações necessárias para participarem de chamadas públicas e editais. Hoje, já em rede, contamos com uma equipe de captação, uma equipe de secretariado, uma equipe de contabilidade e tudo isso nas questões também de voluntários, desenvolvendo também aqui uma chamada ou um reconhecimento do próprio município em parceria para trocarmos algumas ideias e algumas sugestões entre sociedade civil e governo local.
Uma recomendação principal seria conhecer bem o território. Conhecendo o território, poderemos encontrar dentro do estado do Rio de Janeiro, e mesmo no Brasil, situações semelhantes podem se aproveitar do presente trabalho.
Rua Visconde de Inhaúma - Jardim Olavo Bilac, São João de Meriti - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO