Finalidade da experiência: melhorar a qualidade de vida dos usuários e descentralizar a saúde da figura do médico. Dinâmica e estratégia dos procedimentos usados: convite realizado na própria unidade de saúde aos usuários cadastrados. Caminhadas acontecem semanalmente, ou 2 vezes por semana, acompanhadas pelos agentes comunitários de saúde (ACS) e com o apoio da coordenadora do programa que caminha em todas as unidades do município. Assistam: https://www.youtube.com/watch?v=thr_uROHMFU (a partir dos 45 segundos de vídeo). Indicadores, variáveis e coleta de dados: diminuição do número de usuários crônicos nas Estratégias Saúde da Família (ESFs). Observações, avaliação e monitoramento: monitoramento feito pela própria equipe de saúde através da diminuição das queixas crônicas.

Tentando buscar alternativas para melhorar a saúde da população, observou-se que atividades diversificadas poderiam ser desenvolvidas e, assim, auxiliar no processo de cura. Pensando nisso, foram implantadas nas unidades de saúde várias atividades coletivas e, entre elas, a caminhada em grupo.

Observou-se que os usuários que participam das atividades coletivas têm uma menor propensão à depressão, dores articulares e reconsultas na unidade básica de saúde (UBS).

Principal

Rita de Cássia, Bernardo Klein, Suzana Ambros Pereira

enf.rita@campobom.rs.gov.br

Coautores

Rita de Cássia, Bernardo Klein, Suzana Ambros Pereira

A prática foi aplicada em

Campo Bom

Rio Grande do Sul

Sul

Esta prática está vinculada a

Unidade Básica de Saúde (UBS)

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Rita de Cássia, Bernardo Klein, Suzana Ambros Pereira

Conta vinculada

07 set 2022

CADASTRO

26 jun 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas