Borba e Universidade do Estado do Amazonas: uma parceria entre o conhecer e o fazer saúde

Em 2016, a UEA realizou uma pesquisa com o tema: Determinantes de Saúde Materno-infantil de Populações Rurais e Ribeirinhas no Amazonas. Através desta pesquisa com crianças e gestantes foram obtidas informações que verificaram algumas deficiências dentre as quais, as carências nutricionais. Dessa maneira, dentre as comunidades pesquisadas, após a exposição do resultado da pesquisa para o gestor municipal e as demais secretarias, foi escolhida a Vila do Axinim para ser contemplada com uma tecnologia social que detectasse e amenizasse problemas nutricionais. Neste relato de experiência pretende-se demonstrar as ações realizadas como uma força tarefa intersetorial que promovesse atitudes, hábitos saudáveis que viabilizassem qualidade de vida para as crianças ribeirinhas. Diante dos resultados, além da parceria com a UEA, foi incorporado também a ajuda do Governo do Estado do Amazonas, Instituto para o Desenvolvimento Social (IDIS) e Fundação Banco do Brasil, que disponibilizaram a tecnologia social hb, que auxilia no diagnóstico, redução e controle da prevalência da anemia ferropriva entre alunos. Foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), por técnicos da Secretaria Municipal da Saúde de Santa Luzia do Itanhy e por técnicos da Secretaria de Educação de Santa Luzia do Itanhy, com apoio financeiro da Opas e MS. A escola contemplada foi Francisco Bezerra na Vila do Axinim, município de Borba. Houve uma organização com a Prefeitura, Secretaria de Saúde e de Educação para montar uma estrutura a fim de conseguir os objetivos. Houve um contato com a nutricionista Coordenadora do Programa de Alimentação e Nutrição, que organizou uma coletânea de alimentos cultivados e com maior facilidade de aquisição que fossem utilizados no combate a anemia ferropriva. Então foi confeccionada uma cartilha com esses alimentos. Uma outra cartilha bem lúdica que esclarecesse para o escolar e as famílias o que seria a anemia e como tratá-la. Foram realizadas inúmeras reuniões, a princípio como os profissionais de saúde da UBS Heráclio E. Moda e posteriormente na escola com os responsáveis pelos alunos. Foi entregue um Termo de Consentimento para cada família, a fim de obter autorização, para submeter o menor a uma coleta de sangue capilar para avaliação da concentração de Hemoglobina. Dos cerca de 249 alunos avaliados, na faixa etária foram de 6 a 15 anos de idade, 149 foram diagnosticados com anemia. Um percentual importante, lembrando as implicações da anemia na aprendizagem dos escolares. A coleta de dados foi realizada por uma equipe multiprofissional, envolvendo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, professores da UEA, acadêmicos, ACS e professores. Sendo que este últimos prestavam educação em saúde e incentivo a adesão ao tratamento. O período de coleta foi de uma semana.

A parceria entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o município de Borba constitui uma trajetória de sucesso há longos anos. A oportunidade de alinhavar o conhecimento científico com a prática em saúde promove compartilhamento de informações que irão conceber mudanças na realidade de maneira que haja melhoria na promoção, prevenção e recuperação de saúde. Ambas as instituições ganham com essa parceria, ganha o profissional que atualiza as informações, ganha o acadêmico que vivencia a realidade do ribeirinho, do caboclo, ganha a comunidade porque tudo é direcionado para o bem estar da mesma.

Que a ciência intervém diretamente na realidade e direciona as ações de maneira eficiente não é uma novidade, mas quando se cria obstáculos por questões burocráticas, se perdem oportunidades de mudar situações que prejudicam o bem estar da comunidade. A parceria entre UEA e o município de Borba é um fato que se torna indescritível pelos ganhos para ambas instituições e principalmente para o objetivo comum: resgatar a cidadania de muitos ribeirinhos com ações em saúde que sejam fundamentadas cientificamente e que por isso são de grande relevância.

Principal

Ana Ermelinda Oliveira da Silva

semsahumaita@hotmail.com

Coautores

Ana Ermelinda Oliveira da Silva

A prática foi aplicada em

Borba

Amazonas

Norte

Esta prática está vinculada a

Av. Cônego Bento, 60 - Nossa Senhora da Conceição, Novo Aripuanã - AM, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ana Ermelinda Oliveira da Silva

Conta vinculada

11 set 2022

CADASTRO

24 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas