- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Em 2016, a UEA realizou uma pesquisa com o tema: Determinantes de Saúde Materno-infantil de Populações Rurais e Ribeirinhas no Amazonas. Através desta pesquisa com crianças e gestantes foram obtidas informações que verificaram algumas deficiências dentre as quais, as carências nutricionais. Dessa maneira, dentre as comunidades pesquisadas, após a exposição do resultado da pesquisa para o gestor municipal e as demais secretarias, foi escolhida a Vila do Axinim para ser contemplada com uma tecnologia social que detectasse e amenizasse problemas nutricionais. Neste relato de experiência pretende-se demonstrar as ações realizadas como uma força tarefa intersetorial que promovesse atitudes, hábitos saudáveis que viabilizassem qualidade de vida para as crianças ribeirinhas. Diante dos resultados, além da parceria com a UEA, foi incorporado também a ajuda do Governo do Estado do Amazonas, Instituto para o Desenvolvimento Social (IDIS) e Fundação Banco do Brasil, que disponibilizaram a tecnologia social hb, que auxilia no diagnóstico, redução e controle da prevalência da anemia ferropriva entre alunos. Foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), por técnicos da Secretaria Municipal da Saúde de Santa Luzia do Itanhy e por técnicos da Secretaria de Educação de Santa Luzia do Itanhy, com apoio financeiro da Opas e MS. A escola contemplada foi Francisco Bezerra na Vila do Axinim, município de Borba. Houve uma organização com a Prefeitura, Secretaria de Saúde e de Educação para montar uma estrutura a fim de conseguir os objetivos. Houve um contato com a nutricionista Coordenadora do Programa de Alimentação e Nutrição, que organizou uma coletânea de alimentos cultivados e com maior facilidade de aquisição que fossem utilizados no combate a anemia ferropriva. Então foi confeccionada uma cartilha com esses alimentos. Uma outra cartilha bem lúdica que esclarecesse para o escolar e as famílias o que seria a anemia e como tratá-la. Foram realizadas inúmeras reuniões, a princípio como os profissionais de saúde da UBS Heráclio E. Moda e posteriormente na escola com os responsáveis pelos alunos. Foi entregue um Termo de Consentimento para cada família, a fim de obter autorização, para submeter o menor a uma coleta de sangue capilar para avaliação da concentração de Hemoglobina. Dos cerca de 249 alunos avaliados, na faixa etária foram de 6 a 15 anos de idade, 149 foram diagnosticados com anemia. Um percentual importante, lembrando as implicações da anemia na aprendizagem dos escolares. A coleta de dados foi realizada por uma equipe multiprofissional, envolvendo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, professores da UEA, acadêmicos, ACS e professores. Sendo que este últimos prestavam educação em saúde e incentivo a adesão ao tratamento. O período de coleta foi de uma semana.
A parceria entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o município de Borba constitui uma trajetória de sucesso há longos anos. A oportunidade de alinhavar o conhecimento científico com a prática em saúde promove compartilhamento de informações que irão conceber mudanças na realidade de maneira que haja melhoria na promoção, prevenção e recuperação de saúde. Ambas as instituições ganham com essa parceria, ganha o profissional que atualiza as informações, ganha o acadêmico que vivencia a realidade do ribeirinho, do caboclo, ganha a comunidade porque tudo é direcionado para o bem estar da mesma.
Que a ciência intervém diretamente na realidade e direciona as ações de maneira eficiente não é uma novidade, mas quando se cria obstáculos por questões burocráticas, se perdem oportunidades de mudar situações que prejudicam o bem estar da comunidade. A parceria entre UEA e o município de Borba é um fato que se torna indescritível pelos ganhos para ambas instituições e principalmente para o objetivo comum: resgatar a cidadania de muitos ribeirinhos com ações em saúde que sejam fundamentadas cientificamente e que por isso são de grande relevância.
Av. Cônego Bento, 60 - Nossa Senhora da Conceição, Novo Aripuanã - AM, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO