O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) é um serviço de referência para a atenção primária, sendo assim, grande parte de sua demanda é dada pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) através de encaminhamento. Dentro do CEO de tipo II do município de São José do Vale do Rio Preto, que conta com quatro cadeiras odontológicas e sete profissionais dentistas cumprindo as especialidades, tais encaminhamentos eram recebidos por escrito, transportados pelo próprio paciente da ESF ao CEO; além disso, todos os procedimentos realizados eram preenchidos pelos profissionais em folhas de papel e encaminhados através de relatórios ao setor de faturamento do município. A informatização dos três níveis de atenção é uma das prioridades da estratégia de saúde digital. Diante disso, desde janeiro de 2023, após a aquisição de equipamentos de informática, toda a equipe passou a utilizar o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), alterando o uso do papel pelo digital, facilitando o processo de serviço para os colaboradores, além de proporcionar maior segurança aos pacientes.
– Objetivos
– Objetivo geral
Informatizar, a partir do uso do PEC, os agendamentos e atendimentos do CEO.
– Objetivos específicos
Facilitar a referência e contra referência no serviço de saúde bucal;
Contribuir com o atendimento multidisciplinar com demais ESFs ao paciente;
Gerar maior empoderamento do cidadão.
– Metodologia
Aquisição de computadores e impressoras com incentivo e recurso financeiro provenientes do ministério da saúde, e capacitações de toda equipe para a correta utilização e preenchimento do PEC, salientando o impacto e benefícios de seu uso.
Não havia sistema que integrasse os atendimentos entre Estratégia de Saúde da Família e Centro de Especialidades Odontológica, e diante da atualização para utilização do Prontuário Eletrônico do Cidadão em tratamentos de especialidades enxergou-se uma oportunidade de melhoria em segurança, eficácia e tratamento multidisciplinar, além de maior empoderamento do cidadão, a partir de aquisição de bens e capacitações aos profissionais envolvidos.
Foram analisadas melhorias no atendimento ao paciente a partir do acesso às informações de saúde de forma multidisciplinar, em consonância com a informatização das Estratégia de Saúde da Família e integração das especialidades presentes na unidade, contribuindo com a precisão e agilidade do diagnóstico; maior confiabilidade e segurança nos dados e histórico do paciente; aumento da resolutividade de casos e eficiência do sistema; registro de medicações prescritas, exames solicitados, atestados e encaminhamentos. Além disso, observou-se um combate às fraudes mais eficaz, devido à maior transparência e empoderamento do cidadão. No âmbito da equipe odontológica foram encontradas maior agilidade em análises estatísticos (da unidade e dos pacientes) dada a facilidade em processamentos numéricos, e contribuição na produtividade, através da facilidade de acesso.
Conhecimento acerca das facilidades oferecidas pelo sistema, como por exemplo: integração entre os níveis de saúde; melhor fluxo de trabalho; registro de histórico e dados dos pacientes; facilidade em acesso; gestão e planejamento de agendamentos de especialidades; maior segurança e transparência, agilidade em processamento de dados e relatórios; colaborar para o processo de referência e contra referência.
R. Profa. Maria Emilia Esteves, 617 - Centro, São José do Vale do Rio Preto - RJ, 25780-000, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO