Avança coração: universalidade no cuidado aos pacientes com doença cardiovascular em Macapá

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo, sendo por essa razão consideradas graves problemas de saúde pública. A ausência de rede integrada de atenção primária à saúde e a média complexidade, interferem diretamente no desfecho de doenças cardiovasculares. As demandas pela especialidade da cardiologia são grandes, sendo agravadas no período pós-pandêmico em que muitas pessoas possuem sequelas ocasionadas pela infecção por coronavírus. Nota-se, que os atendimentos das agendas de rotina cardiológica, por vezes, não suprem as demandas reprimidas para esta especialidade. Sendo assim, o município de Macapá, por meio do Projeto “Avança Coração” realizou mutirões para dar celeridade às demandas cardiológicas, bem como a criação do espaço “Avança Coração” no Centro de Especialidade Dr. Papaléo Paes (CEPPAES), para garantia do cuidado continuado. Tal projeto tem por objetivo possibilitar resolução das filas de espera por consultas cardiológicas e exames cardiológicos em pacientes com risco ou doença cardiovascular. Destaca-se ainda, que essa iniciativa é uma das ações que integram o programa “Saúde para Todos”, um pacote de medidas anunciado pela gestão municipal que vem reformulando a saúde na capital.

OBJETIVO GERAL:
⮚ Proporcionar celeridade aos atendimentos das demandas cardiológicas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
⮚ Diminuir o tempo de espera para demandas relacionadas à consulta cardiológica.
⮚ Ofertar o acesso universal aos exames complementares cardiológicos.

Observa-se como expressivo o quantitativo de atendimentos realizados pelo “Avança Coração”, atendendo as expectativas iniciais da gestão. De acordo com os dados retirados do sistema de informatização do CEPPAES foram contabilizados 5.213 consultas com o médico cardiologista; 2.335 exames de Ecocardiograma; 1.090 exames de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA); 2.237 exames de HOLTER; 2.069 exames de teste de esforço e 2. 987 exames de Eletrocardiograma. Os referidos dados evidenciam que a metodologia de mutirão e um espaço destinado a essa especialidade proporcionam a universalidade do cuidado.

O referido projeto é inédito no município de Macapá e tem buscado oferecer cuidado aos pacientes que precisam de atendimento contínuo em cardiologia. Os usuários, além de contarem com os serviços do setor de cardiologia, possuem acesso à equipe multiprofissional com nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e acompanhamento com educador físico, garantido a
universalidade do cuidado.

Principal

HELIEGI LETÍCIA FIGUEREDO CARDOSO

Coautores

HELIEGI LETÍCIA FIGUEREDO CARDOSO

A prática foi aplicada em

Macapá

Amapá

Norte

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Monique Melo Gomes

Conta vinculada

22 set 2024

CADASTRO

22 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas