Avaliação, planejamento e execução do programa Saúde Para Todos

A gestão pública em saúde requer um entendimento aprofundado do território em que se atua. Para isso, é fundamental mapear a realidade local, identificando as potencialidades e as dificuldades do sistema de saúde municipal. É importante ressaltar que essas avaliações demandam tempo e são influenciadas por diversos fatores, tanto técnicos quanto relacionados à percepção da comunidade assistida pelos serviços. O município de Macapá apresenta uma realidade heterogênea, com áreas de significativa vulnerabilidade social, incluindo comunidades ribeirinhas, quilombolas, residenciais populares e áreas de ressaca, que abrigam cerca de 25% da população. Nesse contexto, a Prefeitura Municipal de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), lançou o Programa Saúde Para Todos, que visa levar as ações de saúde executadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para essas áreas vulneráveis, garantindo o acesso de todos os munícipes aos serviços de saúde.

OBJETIVO GERAL: Ampliar a oferta de serviços de Saúde para territórios vulneráveis no município de Macapá, garantindo assim a execução dos princípios do SUS.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
➢ Promover o fácil acesso dos serviços de saúde para toda a população do município de Macapá;
➢ Gerar equidade para população residente em áreas mais distante das unidades de saúde;

As ações do Programa Saúde Para Todos ofereceram uma variedade de consultas, procedimentos e exames, incluindo atendimentos com clínicos gerais, ginecologistas, pediatras, enfermeiros, nutricionistas, dentistas, psicólogos, práticas integrativas complementares, coletas de exames, PCCU, testes rápidos para ISTs e triagem neonatal com os testes de orelhinha e linguinha. Além disso, outros serviços podem ser incorporados conforme as necessidades específicas de cada local onde as ações são realizadas. Desde o início de 2023, foram realizadas 30 ações do programa, com 16 na zona urbana (54%) e 14 na zona rural (46%), totalizando 12.385 atendimentos. Essa adesão significativa por parte dos munícipes de Macapá é reforçada pela realização das atividades aos finais de semana e em horários convenientes para trabalhadores informais, resultando em números expressivos de atendimento a cada ação. Portanto, é fundamental a continuidade deste projeto, que facilita o acesso aos serviços de saúde, adequando-se à realidade da população e aos seus horários disponíveis.

A ampliação do acesso aos cuidados de saúde para os munícipes de Macapá visa promover a prevenção e a promoção da saúde. O acesso facilitado aos serviços de saúde é um dos principais fatores que influenciam a adesão ao autocuidado. A modalidade de atendimento espontâneo, oferecida nas ações do programa, aproxima os usuários dos serviços do SUS, proporcionando um atendimento inédito, viável e universal. Essa abordagem não apenas reforça a conexão dos cidadãos com os serviços de saúde, mas também fortalece a cultura do autocuidado e a responsabilidade individual pela saúde.

Principal

Luana Izabel da Silva Nunes

Psicóloga

Coautores

Luana Izabel da Silva Nunes

A prática foi aplicada em

Macapá

Amapá

Norte

Esta prática está vinculada a

Av. Henrique Galúcio, 1249

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Monique Melo Gomes

Conta vinculada

21 set 2024

CADASTRO

21 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas