- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
É composto por: avaliação individual, da equipe, dos serviços de saúde, plano de metas, histórico funcional, aperfeiçoamento profissional e avaliação de acompanhamento. Este programa envolve todas as instâncias da secretaria e é aplicado de forma processual, contínua e periódica para os seus trabalhadores. Conta com a forte e efetiva participação dos usuários na Avaliação dos Serviços de Saúde, com o apoio do Conselho Municipal de Saúde e dos Conselhos Gestores de cada Unidade de Saúde. Justificativa: o desempenho é analisado por diferentes atores, promove interação entre avaliador e avaliado, valoriza a opinião do usuário ao utilizar o resultado para a busca da melhoria contínua. Objetivo: propiciar ao usuário avaliar os serviços prestados pelos trabalhadores e as áreas das Unidades de Saúde, fortalecendo sua participação. Descrição sucinta: a avaliação dos serviços de saúde é realizada através de formulário que é depositado em urnas específicas, disponíveis em lugares de fácil acesso nas Unidades nos quais os usuários avaliam: qualidade e agilidade do atendimento, informações e resultados obtidos, com os conceitos: ótimo, bom, regular ou ruim. Além disso, no verso do formulário, o usuário tem a oportunidade de avaliar os serviços prestados por área, como exemplo: na área médica, de enfermagem, recepção, limpeza etc. com os mesmos conceitos e com um campo para observações, o que resulta em um diagnóstico dos serviços prestados por área e não influencia na nota das equipes. Em cada ciclo, formulários e urnas são apresentados aos usuários em reuniões com os conselheiros municipais de saúde, conselheiros gestores e nas reuniões de controle social, onde são esclarecidos os objetivos, prazos e consequências do processo avaliativo, bem como é estimulada a efetiva participação dos mesmos. Os resultados se dão por notas para cada equipe, que computado aos demais instrumentos do Programa de Avaliação, são condicionantes para a evolução individual na carreira. Resultados e ou recomendações da experiência. A avaliação dos serviços de saúde, aplicada em 2010, contou com 33.950 formulários, e 60% das unidades alcançaram os conceitos ótimo e bom. E, em 2011, contou com 25.861 formulários, onde 55% das unidades alcançaram os conceitos ótimo e bom. Neste programa destaca-se a importância da participação dos usuários em seu pleno exercício de cidadania e da oportunidade legítima de avaliar, acompanhar, monitorar e planejar os Serviços de Saúde. Constitui um instrumento de fortalecimento e respeito ao preceito constitucional de garantir a efetiva participação social na gestão do sistema local de Saúde, além de contribuir na melhoria contínua do atendimento ao usuário.
Avaliação dos serviços de saúde pelos usuários do SUS – Guarulhos. Introdução: o programa de avaliação de desempenho da Secretaria da Saúde de Guarulhos, previsto na Lei 6359/2008, avalia o desempenho dos trabalhadores, a qualidade dos serviços prestados e subsidia o Plano de Educação Permanente.
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