Avaliação da implantação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo no município de Balsas (MA)

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica gerada pela dependência à nicotina (SPINK et al, 2009). Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o cigarro é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Somente no Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem por doenças diretamente relacionadas ao tabaco (INCA,2011). O PNCT é uma política de saúde voltada para as condições crônicas, acometidas por agravos de saúde da população tabagista. No Município de Balsas o programa foi implantado em 2017 e 2018, em 80% das UBSs, com a população tabagista com idade superior a 18 anos desejosos de parar de fumar. A pesquisa é oriunda de uma dissertação de mestrado realizada ente 2015 e 2016 onde foi observado a existência de grande número de tabagistas e a necessidade de posteriormente implantar o programa nas UBSs, visto que Balsas possui uma população tabagista de aproximadamente 4.500, portanto, o PNCT percebeu como uma prioridade para município.

Acredita-se que o PNCT deve ser incentivado as implantações e continuidade em cada município para promover a saúde e melhoria na qualidade de vida. Foram realizados os grupos nas unidades com número de 8 a 12 participantes, todos os tabagistas participaram da abordagem clínica para classificação do grau de dependência através do teste de Fagestrom, risco para depressão e orientações sobre o programa. As sessões aconteceram de forma estruturadas participante e todas as pessoas que necessitaram foram encaminhadas para consulta médica para prescrição medicamentosa e apoio do Nasf.

O programa oferecido à população tabagista interessada em participar das sessões de Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) aconteceram entre abril de 2017 a dezembro de 2018, implantadas em 18 UBSs, foram avaliados 139 tabagistas, sendo que 110 tabagistas participaram da primeira sessão, 110 tabagistas encerraram o tratamento de 3 meses e 73 pessoas cessaram o uso de cigarro. Dos participantes, 105 pessoas fizeram uso de medicamentos. Portanto, houve uma adesão de 91%, abstinentes 66% e 91% utilizaram medicamentos. Observou-se um excelente funcionamento do PNCT com alcance dos objetivos propostos, pois o programada foi implantado e a adesão e sucesso as cessação do cigarro foram avaliados e conclui-se que as TCCs aliadas ao uso medicamentoso colaboraram para a adesão e o sucesso do programa. Acredita-se que o PNCT deve ser incentivado as implantações e continuidade em cada município para promover a saúde e melhoria na qualidade de vida.

Principal

Maria Luiza Nunes

mluiza099@gmail.com

Coautores

Catia Regina Coelho Lima, Janaina Sá, Heryna Alencar

A prática foi aplicada em

Balsas

Balsas

Balsas

Balsas

Balsas

Balsas

Balsas

Balsas

Balsas

Maranhão

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Av. Sete De Setembro, Balsas - MA, 65800-000, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Luis Flavio De Lima Cioelho

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

02 out 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas