- Atenção Primária à Saúde
Maysa Barbosa Rodrigues Toscano
- 15 abr 2024
A TELEMEDICINA REFERE-SE À PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE À DISTÂNCIA, UTILIZANDO TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA FACILITAR O DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO, ACOMPANHAMENTO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE. ISSO PODE INCLUIR CONSULTAS MÉDICAS VIRTUAIS, MONITORAMENTO REMOTO DE PACIENTES, ANÁLISE DE EXAMES À DISTÂNCIA, ENTRE OUTRAS MODALIDADES. NO CONTEXTO DO SUS, A TELEMEDICINA TEM SIDO CADA VEZ MAIS UTILIZADA PARA AMPLIAR O ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE, ESPECIALMENTE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, QUANDO O DISTANCIAMENTO SOCIAL SE TORNOU UMA MEDIDA IMPORTANTE PARA CONTER A DISSEMINAÇÃO DO VÍRUS.
OBJETIVO GERAL:
REALIZAR ATENDIMENTO MÉDICO VIRTUAL ATRAVÉS DE PLATAFORMAS DIGITAIS NO MUNICÍPIO DE NOVA PALMEIRA A FIM DE MELHORAR O ACESSO, A EFICIÊNCIA, A QUALIDADE E A EXPERIÊNCIA DOS PACIENTES DE GRUPOS DE RISCOS, DE DIFÍCIL LOCOMOÇÃO E RESISTENTES A CONSULTA MÉDICA PRESENCIAL.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
– PERMITIR AO USUÁRIO O ACESSO AMPLIADO;
– AGILIZAR OS ATENDIMENTOS DE GRUPOS DE RISCOS E RESISTENTES A CONSULTA MÉDICA PRESENCIAL;
– POSSIBILITAR O ACOMPANHAMENTO MAIS PRÓXIMO E CONTÍNUO;
– PERMITIR INTERVENÇÕES PRECOCES;
– PROMOVER BEM-ESTAR MAIS EFICIENTE E EFICAZ.
A METODOLOGIA DE ATENDIMENTO DA CONSULTA MÉDICA DIGITAL NO MUNICÍPIO DE NOVA PALMEIRA-PB FOI ELABORADA APÓS VARIAS REUNIÕES EM EQUIPE A FIM DE DEFINIR AS ESTRATÉGIAS PARA GARANTIR UMA INTERAÇÃO EFICAZ E SEGURA ENTRE O MÉDICO E O PACIENTE.
OS PACIENTES GERALMENTE MARCAM SUAS CONSULTAS ATRAVÉS DOS AGENTE COMUNITÁRIOS DE SAÚDE QUE ACESSAM A PLATAFORMAS ONLINE, ESCOLHENDO DATAS E HORÁRIOS CONVENIENTES. APÓS O AGENDAMENTO, OS PACIENTES RECEBEM CONFIRMAÇÕES NA MESMA HORA COM SEU AGENTE DE SAÚDE O QUAL DÁ AS INSTRUÇÕES SOBRE COMO SE PREPARAR PARA A CONSULTA (POR EXEMPLO, TER INFORMAÇÕES MÉDICAS RELEVANTES À MÃO E ENTRE OUTROS).
O MÉDICO E O PACIENTE SE CONECTAM POR MEIO DE UMA PLATAFORMA SEGURA DE VIDEOCONFERÊNCIA. ESSAS PLATAFORMAS SÃO PROJETADAS PARA GARANTIR A PRIVACIDADE E A CONFIDENCIALIDADE DAS INFORMAÇÕES.
O MÉDICO REVISA O HISTÓRICO MÉDICO DO PACIENTE E REALIZA UMA ANAMNESE COMPLETA, FAZENDO PERGUNTAS SOBRE SINTOMAS, HISTÓRICO DE SAÚDE, MEDICAMENTOS EM USO, ETC.
EM ALGUNS CASOS, O MÉDICO PODE ORIENTAR O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE PARA REALIZAR NO PACIENTE UM EXAME FÍSICO BÁSICO, COMO VERIFICAR A PRESSÃO ARTERIAL, MEDIR A TEMPERATURA CORPORAL, ETC., COM A AJUDA DE DISPOSITIVOS DOMÉSTICOS.
COM BASE NAS INFORMAÇÕES COLETADAS, O MÉDICO DISCUTE OS SINTOMAS, FAZ PERGUNTAS ADICIONAIS, SE NECESSÁRIO, E ELABORA UM DIAGNÓSTICO PRELIMINAR OU ATÉ MESMO O CHAMA PARA UMA CONSULTA PRESENCIAL, E SE FOR O CASO, MARCA UMA CONSULTA DOMICILIAR. SE NECESSÁRIO, O MÉDICO EMITE UMA PRESCRIÇÃO E FAZ ENCAMINHAMENTOS PARA ESPECIALISTAS OU EXAMES ADICIONAIS. APÓS A CONSULTA, O PACIENTE PODE RECEBER LEMBRETES DE ACOMPANHAMENTO, ORIENTAÇÕES SOBRE CUIDADOS EM CASA E ACESSO A FERRAMENTAS DE MONITORAMENTO REMOTO, SE APLICÁVEL.
O ATENDIMENTO VIRTUAL VISA PROPORCIONAR UMA EXPERIÊNCIA DE CONSULTA MÉDICA EFICIENTE, CONVENIENTE E SEGURA PARA OS PACIENTES, APROVEITANDO A TECNOLOGIA PARA SUPERAR BARREIRAS GEOGRÁFICAS E DE ACESSO AOS CUIDADOS DE SAÚDE. PERMITIR QUE PACIENTES EM ÁREAS REMOTAS, COM DIFICULDADES DE MOBILIDADE OU EM SITUAÇÕES QUE DIFICULTAM O ACESSO PRESENCIAL AOS SERVIÇOS DE SAÚDE POSSAM RECEBER ATENDIMENTO E MONITORAMENTO DE FORMA REMOTA, UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS, PROMOVENDO A SAÚDE E O BEM-ESTAR DE FORMA MAIS EFICAZ.APESAR DE MUITOS PACIENTES NÃO ESTAREM FAMILIARIZADOS COM A TECNOLOGIA NECESSÁRIA PARA CONSULTAS MÉDICAS DIGITAIS, OS AGENTES DE SAÚDE OFERECEM SUPORTE TÉCNICO, AJUDANDO OS PACIENTES A CONFIGURAR DISPOSITIVOS, BAIXAR APLICATIVOS E GARANTIR UMA CONEXÃO ESTÁVEL COM A INTERNET. ALÉM DISSO, OS ACS REALIZAM TRIAGENS BÁSICAS PARA DETERMINAR A GRAVIDADE DOS SINTOMAS DOS PACIENTES. COM BASE NISSO, ELES ENCAMINHAM CASOS MAIS URGENTES DIRETAMENTE PARA OS MÉDICOS, AGILIZANDO O PROCESSO DE ATENDIMENTO. APÓS A CONSULTA, OS AGENTES DE SAÚDE ACOMPANHAM OS PACIENTES PARA GARANTIR A ADESÃO AO TRATAMENTO PRESCRITO. ELES FORNECEM LEMBRETES DE MEDICAMENTOS, ORIENTAÇÕES SOBRE MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA E MONITORAR O PROGRESSO DOS PACIENTES.
ESTRUTURAÇÃO DO PROGRAMA COM EQUIPAMENTO E ACESSO A REDE DE INTERNET ESTÁVEL, DISTRIBUIÇÃO DE APARELHOS DE TABLET PARA ACSS, ELABORAÇÃO DE CRONOGRAMA VOLTADO A TELEMEDICINA, REGISTRO DOS ATENDIMENTOS NO PEC.
Rua Almisa Rosa, Nova Palmeira - PB, Brasil
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