A saúde materna e neonatal que queremos: um caminho feito de possibilidades

FINALIDADE DA EXPERIENCIA: A experiência traz como finalidade apresentar as estratégias utilizadas pelo município de Itaberaba para Organização da rede de atenção materno infantil

Para a Criação da Rede Vida foram realizadas rodas de conversas com os trabalhadores, análise das denuncias das usuárias, reunião com a gestão e por fim nasce a proposta de um trabalho articulado, onde estão envolvidos profissionais da atenção básica, obstetras da rede, profissionais da obstetrícia do Hospital Geral de Itaberaba ( HGI), profissionais do centro de Especialidades Médicas, gestores e usuários. A REDE VIDA utiliza como estratégias de atuação: Grupo de Watsaap , neste grupo enfermeiros e médicos da saúde da família e da obstetrícia do HGI , gestores e uma articuladora da Rede discutem casos clínicos já dando os devidos encaminhamentos, no mesmo grupo são compartilhado informes, artigos, informações sobre dificuldades no manejo com as gestantes e neste espaço também são realizados os agendamentos para o ambulatório de Vigilância da Rede. Criamos o Ambulatório Vida , onde são atendidas as gestantes com sinais de risco e realizadas consultas compartilhadas entre enfermeira e médico obstetra, agilizamos os exames e procedimentos necessários para o diagnostico e acompanhamento clínico/obstétrico, realizamos monitoramento e seguimento destas gestantes na rede. Criamos o Grupo de Estudo e Trabalho onde os profissionais envolvidos com o cuidado se reúnem todos as primeiras segundas feira de cada mês para discussão de casos e aprimoramento da clínica. Além de profissionais e gestores da saúde estão envolvidos com a Rede organizações não governamentais e pessoas da sociedade civi, além da secretaria de Educação e Ação Social. Roda de Conversas com as Gestantes, onde são realizadas troca de experiências, palestras, atividades de empoderamento da mulher e incentivo ao resgate a alta estima, bem como o estimulo de participação do parceiro e criação de vinculo. Vinculação da Gestante ao local de parto.

A REDE VIDA em apenas dez meses de atuação já vem trazendo impactos positivos na Atenção ao binômio mãe e Filho. Reconhecer que estamos em construção e que precisaremos monitorar e avaliar processualmente a Rede é o primeiro passo para reconhecer que será necessário avançar sempre para garantir uma atenção cada vez mais humanizada, qualificada e resolutiva. De todas as conquistas destacamos que a principal dela e transformar os pontos de atenção numa Rede solidária formada por serviços e pessoas comprometidas com o SUS.

:Com uma proposta de trabalho sustentado pelo tripé Trabalhadores, gestores e usuários, a Rede Vida vem provocando mudanças significativas na atenção ao Pré natal, Parto , Nascimento e no cuidado a criança nos seu primeiros dois anos de vida. O Projeto tem inpirado outros município da Região e do Estado da Bahia a estruturarem sua rede de atenção materna e infantil, articulando seus pontos de atenção utilizando a educação permanente como ferramenta de qualificação da prática .

Principal

Elãnia Sirley de Oliveira Moraes SantAna

lana.brs.itaberaba@outlook.com

Coautores

Elãnia Sirley de Oliveira Moraes SantAna

A prática foi aplicada em

Itaberaba

Bahia

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

28 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas