- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
O programa de osteoporose trata-se de uma equipe multidisciplinar que busca tratar e prevenir os sintomas da osteoporose e assim oferecer à população alvo, um tratamento medicamentoso, físico e nutricional. O programa conta com médico clínico, médico ortopedista, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista e educador físico e é realizado no Posto de Penedo – ESF.
O projeto em questão visa oferecer atendimento ao grupo através de consultas com médicos clínico e ortopedista, assim como acompanhamento do fisioterapeuta, nutricionista, enfermeiro, oferecendo assim tratamento na prevenção e sintomas da patologia. Mediante ao exposto, o objetivo desse trabalho foi criar uma equipe multidisciplinar, que tivesse em mente que a prevenção ainda é o melhor e que o tratamento não é só aliviar a dor e sim melhorar a qualidade de vida, a maneira de lidar com os sintomas e diminuir a incapacidade que eles geram, através de várias abordagens profissionais e a roda de conversa. E felizmente isso tem sido possível observar a cada dia, a cada depoimento nos grupos e a cada resultado alcançado.
No decorrer desses meses já foram avaliados e acompanhados no primeiro grupo 30 mulheres, acima de sessenta anos, Após serem inseridas no grupo, iniciando o acompanhamento multidisciplinar elas apresentaram melhora autoestima, retomaram atividade física, caminhada, exercícios e alongamento domiciliar orientado pela fisioterapeuta. O maior relato delas é sobre a roda de conversa, pois ali elas estão ao lado de pessoas que entendem e passam pelo mesmo problema, vale ainda ressaltar que o projeto está início.
A prevenção ainda é o melhor remédio, por isso quando se implanta serviço visando a prevenção e ao mesmo tempo tratamento para melhorar a qualidade de vida desse grupo, temos ótimo prognóstico, redução das quedas, fraturas que resultaria em problemas e custo ainda maiores.
Praça Mariana Rocha Leão, 20 - Vila Odete, Itatiaia - RJ, 27580-000, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO