- Atenção Primária à Saúde
RAIMUNDA GOREETH ASSUNÇÃO ESPINDOLA
- 20 set 2024
Amapá
FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: Realizar ações de Educação Permanente capazes de ressignificar a prática dos profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde no diagnóstico e manejo da hanseníase, com vistas a acelerar a eliminação da doença enquanto problema de saúde pública, e conseguir para o município de Palmas se tornar a primeira capital da Região Norte a eliminar hanseníase enquanto problema de saúde pública.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: As ações de Educação Permanente foram executadas com a pactuação de agenda de encontros nos meses de março, abril e maio de 2016 com facilitador atuando por 3 semanas consecutivas em cada mês. Nos meses subsequentes, a atividade ocorre em uma semana por mês. O cronograma considerou o número de equipes/profissionais, permitindo a participação pelo número de vezes que fossem necessárias ao esgotamento das dúvidas.Desde o início do projeto houve intensificação das ações de busca ativa de casos suspeitos e/ou com necessidade de avaliação e definição do número adequado de pacientes para cada período de avaliação considerando o tempo necessário à proposta pedagógica.Ao final de cada semana realizamos sessão de discussão dos casos clínicos de difícil manejo na Fundação Escola de Saúde Pública (FESP), bem como sistematização teórica da prática em serviço.Os médicos dermatologistas da atenção especializada e do ambulatório de dermatologia sanitária do Hospital Geral de Palmas participaram dos treinamentos nos centros de saúde. O treinamento in loco incluiu biomédicos e técnicos do laboratório municipal, Laboratório Central de Saúde Pública de Palmas (LACEN) e laboratórios conveniados que realizam o exame baciloscópico. Outros profissionais capacitados foram residentes, acadêmicos, profissionais de saúde da marinha, exército e aeronáutica, cirurgiões dentistas, dermatologistas, reumatologistas da rede municipal e estadual. Todos os 520 Agentes Comunitários de Saúde foram capacitados hanseníase visando o reconhecimento de sinais, sintomas e/ou complicações, vigilância de contatos e do tratamento adequado durante a poliquimioterapia e vigilância de pós alta para melhor subsídio e garantia do acompanhamento longitudinal das pessoas acometidas pela doença e seus familiares. INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS: Os indicadores selecionados foram aqueles preconizados pelo programa nacional para avaliação e monitoramento da hanseníase: Coeficiente de detecção em menores de 15 anos de idade (indica a transmissão ativa da doença)
A Constituição Federal atribuiu ao Sistema Único de Saúde (SUS) a competência de ordenar a formação de trabalhadores em saúde e de incrementar, na sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico entre outras competências. A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde reforçou o papel do sistema Em Palmas, Tocantins, as bases determinantes para materializar esta decisão constitucional foram instituídas 25 anos após sua promulgação, quando em 2013, a Gestão Municipal do SUS criou a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (FESP/Palmas), instituiu o Sistema Integrado Saúde-Escola do SUS (SISE/SUS) que transformou toda a rede de assistência em campo de ensino e implantou o Programa Municipal de Bolsas de Estudo e Pesquisa para a Educação pelo Trabalho PET/Palmas que estimula projetos de inovação com foco na eficiência e melhoria do desempenho do Sistema Único de Saúde. Coube à Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas a função de promover, regular e desenvolver, no âmbito da gestão municipal do Sistema Único de Saúde SUS, toda atividade de formação e educação permanente, pesquisa e extensão na área da saúde, que vise inovar e produzir tecnologias, a partir das necessidades sociais e do Sistema Único de Saúde
Os dados obtidos comprovam a efetividade do treinamento proposto para as ações de diagnóstico da hanseníase. Os resultados dos indicadores sinalizam que a construção coletiva desse treinamento no lócus do trabalho das equipes de saúde da família permitiu aos atores institucionais (gestores e trabalhadores) produzir novos sentidos para suas práticas, se redescobrindo enquanto sujeitos críticos e reflexivos.
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