A arte de ouvir: a importância da participação. A Ouvidoria SUS Mauá, criada através de Decreto 7325 de julho de 2009, realizava seus atendimentos extraoficiais em um espaço improvisado na sala do departamento de controle social, porém a partir de setembro de 2010 foi oficializada pelo Departamento de Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde (Doges), e após capacitação do Sistema começamos a atuar. Em 2011, seu espaço foi totalmente reestruturado com sala própria e infraestrutura para atendimentos presenciais, e 0800. Em 2012, trabalhamos muito com a conscientização no serviço de ouvidoria geral e 156, para que assim pudessem realmente entender e conhecer nosso fluxo. A partir de 2013 começamos a trabalhar com mais ênfase na gestão, conscientizando toda nossa rede com a capacitação das sub redes, participando dos colegiados plenos e colegiados de gestão, levando sempre os relatórios para conhecimento do gestor. Tivemos um resultado muito positivo, pois hoje a ouvidoria não é mais criticada pelos serviços como um simples departamento de fofocas mas sim como um importante instrumento de gestão e participação popular.
A Ouvidoria SUS da secretaria de saúde de Mauá foi criada através do Decreto 7325 de Julho de 2009, oficializada pelo Doges a partir de setembro de 2010, seu atendimento extra oficial era realizado em um espaço improvisado na sala do Controle Social, somente no ano de 2011 a ouvidoria teve seu espaço totalmente reestruturado para atendimento. Hoje temos uma estrutura com 52 sub redes, e uma boa relação entre ouvidoria e gestão, trabalhando em parceria, monitorando e avaliando os planejamentos de ações e metas, junto à gestão.
Mauá, SP, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO