Sala Lilás, atendimento humanizado no combate às violências contra mulher é o título do novo documentário da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz. Produzido em parceria com a VideoSaúde Fiocruz, esse curta documental retrata o cotidiano de um espaço acolhedor, instalado no Hospital Municipal Victor de Souza Breves (HMVSB), em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro, batizado por Sala Lilás. O filme compartilha relatos marcantes das vítimas e das profissionais de saúde, emocionando a todas e todos.
A Sala Lilás, um serviço do SUS de Mangaratiba, se destaca por oferecer um atendimento humanizado e especializado, ressignificando a vida de mulheres vítimas de todas as formas de violência, bem como de crianças e adolescentes e a população LGBTQIA+, também assistidas pela equipe de saúde.
O documentário foi lançado em agosto, no mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres e comemoração da Lei Maria da Penha (nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), referência no combate à violência contra a mulher no Brasil, que completou, neste ano de 2024, 18 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) uma a cada três mulheres já sofreram violência física e/ou sexual, por parte de seu parceiro ou terceiros, totalizando 736 milhões por todo o mundo. Já a DataSenado, em 2023, mostrou que de três a cada dez brasileiras já sofreram violência doméstica. O Dossiê Mulher, Instituto de Segurança Pública, em 2023, revelou que no ano de 2022, 43.594 mulheres foram vítimas de violência psicológica no Estado do Rio de Janeiro.
Sala Lilás está disponível no canal da IdeiaSUS no Youtube. Basta dar um play abaixo
Por Anna Luyza Albuquerque (estágio supervisionado)