Encontro na Fiocruz vai debater cannabis medicinal e direito à saúde nas favelas

O objetivo é refletir sobre as políticas de acesso e o uso da cannabis medicinal pela população de favelas e periferias urbanas

Imagem: EPSJV/Fiocruz

Na próxima terça-feira (29/8), a partir das 9h30, ocorre a roda de conversa Favelas, cannabis medicinal e direito à saúde, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). O evento é um desdobramento das discussões iniciadas na Conferência Livre de Saúde das Favelas e Periferias, ocorrida em junho deste ano, na Uerj. O objetivo é refletir sobre as políticas de acesso e o uso da cannabis medicinal pela população de favelas e periferias urbanas, sob a perspectiva da promoção da saúde nesses territórios.

Em abril deste ano, o Programa Institucional de Políticas de Drogas, Direitos Humanos e Saúde Mental da Fiocruz lançou uma nota técnica que aborda as evidências científicas encontradas até o momento sobre tratamentos terapêuticos baseados em cannabis e seus derivados. A nota destaca que um número crescente de pesquisas aponta o potencial terapêutico de canabidioides, como o canabidiol (CBD) e o delta-9-tetrahidrocanabinol (THC), na redução de sintomas e melhora de dores crônicas, espasticidade, transtornos neuropsiquiátricos e náusea, vômito e perda de apetite relacionados ao tratamento com quimioterapia.

Imagem: EPSJV/Fiocruz

O evento é uma articulação da Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz, a partir do projeto de Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis em Centros Urbanos (PTSSCU/CCSP), junto a organizações com atuação em favelas e periferias do Rio de Janeiro: o Coletivo SUStenta Cannabis; a Organização Mulheres de Atitude; o Instituto Kelvin Johnson/Projeto Marias; Educap Alemão; Conselho Comunitário de Manguinhos; CGI Manguinhos; e o Núcleo de Estimulação Estrela de Maria.

A atividade será presencial, na Ensp/Fiocruz (sala 411), localizada na Rua Leopoldo Bulhões, 1.480, Manguinhos. O evento é aberto a todas e todos, mas sujeito à lotação da sala. Acontece de 9h30 às 12h.

Por Cidades em Movimento/Cooperação Social da Fiocruz, matéria publicada originalmente no site da AFN Fiocruz.

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também

Play now without restrictions Jump into the fun instantly Unlock endless game time Start gaming at school today Launch your game break now Enjoy premium playtime access Dive into crazy game worlds Begin your gaming escape Click here, play anywhere Start your school-safe gaming session unblocked games 76 yohoho Endless Run Awaits: Dive into Run 3 Your New Virtual Life: BitLife Awaits! Can You Handle the Slope Speed? Click Frenzy: Join Cookie Clicker Fun! Game Boredom Killer: Unblocked Games Hub Ready for Some Retro Bowl Action? Arrr! Yohoho.io Awaits You, Captain! Drift to Glory: Play Drift Boss Now!