Criança vacinada e feliz: estratégias de ampliação da cobertura

Leitura: < 1 minuto
Foto de Raul Santana / Acervo: Fiocruz Imagens

Novo levantamento conduzido pelo Observatório de Saúde na Infância, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Unifase, revelou uma importante retomada na cobertura vacinal para crianças com menos de dois anos no Brasil. O estudo, que está detalhado em matéria publicada em nosso portal, na área de notícias, teve como foco a análise de quatro vacinas essenciais: BCG, Pólio, DTP e MMRV. Após anos de declínio, os resultados indicaram que houve um crescimento na cobertura vacinal infantil entre 2021 e 2022.

Diante de um importante cenário de retomada da cobertura vacinal de crianças menores de dois anos, destacamos na seção Prática do Dia uma experiência exitosa voltada para a ampliação do acesso às vacinas. Sob o título Criança vacinada e feliz, a experiência de Santa Rosa do Sul, município do extremo sul de Santa Catarina (SC), lança mão de estratégias eficazes, definidas em reuniões entre a gestão e a equipe técnica responsável, entre elas a ampliação do horário de vacinação e a conscientização sobre a importância da vacina e as doenças que podem ser evitadas. Para conhecer a íntegra dessa experiência, registrada em nosso banco de práticas, clique aqui.

O banco de práticas da Plataforma Colaborativa IdeiaSUS Fiocruz já conta com quase 3 mil práticas do SUS, de todo o país. Desse montante, 42 práticas tratam exclusivamente sobre o tema da imunização e fizeram parte da 1ª Mostra Nacional do ImunizaSUS, realizada em julho deste ano, no contexto do 37º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, incluindo a que destacamos na seção. Você pode conhecer todas elas, visitando nossa plataforma. Se você participa de alguma experiência da Saúde Pública, nos conte. Faça parte da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz.

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também