Saúde da Criança e do Adolescente: cuidado integral garantido pelo SUS

No mês de aniversário do ECA, destacamos experiências exitosas de atenção a crianças com microcefalia, diferentes deficiências e vítimas de violência sexual

Katia Silva Machado

No dia 13 de julho, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 33 anos. Em comemoração a esta legislação que reconhece crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, destacamos exitosas práticas de saúde que focalizam o cuidado de pessoas que vivem em períodos de intenso desenvolvimento psicológico, físico, moral e social. Conheça `Entre Laços: grupo de prática corporal na assistência à microcefalia através do vínculo mãe e filho’. Trata-se de um projeto de assistência continuada voltada às crianças com microcefalia, mas que olha também com cuidado os seus cuidadores, implantado no município de Serrinha (BA).

O mesmo acontece em Vera Cruz (RN). Com foco nas crianças com microcefalia e suas respectivas famílias, a Secretaria Municipal de Saúde instituiu uma equipe multidisciplinar composta por educador físico, fisioterapeuta, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional, promovendo a estimulação precoce e prevenindo possíveis atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. Trata-se do Projeto terapêutico singular com as crianças com microcefalia do município de Vera Cruz (RN), por meio de estimulação precoce.

Em atenção às crianças e adolescentes vítimas da violência sexual, o Centro de Atenção a Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual (CAVS) de São José (SC) presta acolhimento, com escuta qualificada, aciona órgãos necessários para promover a proteção e o atendimento de pessoas em situação de violência sexual, dando apoio e orientação.

Na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, o Núcleo de Atenção Interdisciplinar do Desenvolvimento Infantil (Naidi) cuida de crianças com diferentes deficiências e de seus familiares. A unidade de saúde trabalha com intervenção precoce nos diversos aspectos do desenvolvimento infantil, priorizando as características individuais e dificuldades apresentadas nos diversos contextos e favorecendo a evolução nas áreas de linguagem, motricidade, cognição, sensório-motora e comportamento. Esta prática serviu de roteiro para o curta-metragem  ‘Construtora de Caminhos’, produzido pela Plataforma IdeiaSUS Fiocruz e a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz (disponível no Canal da IdeiaSUS no Youtube). Para assistir ao filme, clique aqui.

Conteúdo Relacionado

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também

unblocked games + agar.io