A Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente tem desempenhado um papel fundamental na melhoria do acesso e da qualidade da atenção em saúde bucal para a população brasileira. Alinhado a essa política, o projeto “Zera Fila” foi desenvolvido com o objetivo de reduzir o tempo de espera por atendimentos odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município de Macapá.
A iniciativa busca ampliar o acesso aos serviços odontológicos e garantir a qualidade da atenção em saúde bucal, respondendo a uma demanda significativa observada no município. Antes da implementação do projeto, havia uma grande procura por atendimentos odontológicos nas UBSs, acompanhada de inúmeras reclamações por parte dos usuários, que relatavam a dificuldade de acesso a esses serviços.
Com o projeto “Zera Fila”, foi possível atender a um maior número de pessoas, garantindo que todos os usuários tenham acesso aos cuidados odontológicos na atenção básica. Dessa forma, a iniciativa não só promoveu o acesso universal aos serviços, mas também reforçou o compromisso com a melhoria contínua na qualidade do atendimento prestado à população.

Ampiar o acesso aos atendimentos odontologicos nas Unidades Básicas de Saúde do Municipio de Macapá.
Objetivos Especificos:
 Reduzir as filas por atendimento odontologico na atenção básica;
 Promover um atendimento de qualidade aos usuários;

O projeto “Zera Fila Odonto” foi desenvolvido com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços odontológicos e reduzir a demanda reprimida de atendimentos resultante da pandemia de COVID-19. Devido à interrupção dos serviços regulares, um número significativo de pessoas estava aguardando atendimento odontológico em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que foram contempladas pelo projeto. Essa experiência reforça a importância de expandir o acesso aos serviços odontológicos na Atenção Básica, sempre visando a melhoria da qualidade dos cuidados em saúde bucal. Entre agosto e dezembro de 2022, o projeto “Zera Fila Odonto” atendeu 1.305 pessoas, promovendo a saúde bucal dessa população e, consequentemente, diminuindo a demanda reprimida. O impacto do projeto foi evidente, ao garantir o acesso a serviços de saúde bucal, proporcionando atendimento integral aos usuários e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população atendida.

Ao analisar a situação do acesso aos atendimentos em saúde bucal e a redução nas filas de espera, o projeto “Zera Fila Odonto” apresentou resultados significativos. Conseguimos ampliar o acesso e diminuir as filas para atendimento odontológico, proporcionando uma resposta efetiva à demanda reprimida. Esse modelo pode servir de referência para outros municípios, com o objetivo de garantir a saúde bucal dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo maior equidade e qualidade nos serviços oferecidos na atenção básica.

Principal

Sara Wanne Alves Silva

wane_sara@hotmail.com

Responsável Técnico Pelas Ações na Coordenação de Saúde Bucal do Municipio de Macapá

Coautores

Sara Wanne Alves Silva

A prática foi aplicada em

Macapá

Amapá

Norte

Esta prática está vinculada a

Avenida Henrique Galucio, 1249 - Central, Macapá - AP, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Monique Melo Gomes

Conta vinculada

03 set 2024

CADASTRO

03 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas