- Vigilância em Saúde
ROSINETE FEITOSA NASCIMENTO
- 20 set 2024
Amapá
O presente trabalho relata a experiência de vcinação contra COVID 19 no município de São Francisco a partir de ações intersetoriais que buscaram facilitar a cobertura vacinal da população, sobretudo, no período pandêmico.
Dentre os problemas e desafios enfrentados, destacamos: a dificuldade de acesso às localidades rurais para vacinação em domicílio; a oferta de imunizante, no início da campanha, era reduzida comparada a demanda local pela vacina contra COVID 19 o que provocava conflitos com a população e a carga horária dos profissionais de saúde que foi ampliada.
O presente projeto foi criado para facilitar o acesso aos imunizantes e conscientizar a população sobre a importância da vacinação. A vacina passou a ser disponibilizada nos domicílios para os pacientes acamados e domiciliados, nos pontos estratégicos: em escolas, ginásio municipal, associações comunitárias na zona rural, Igrejas, praças, feira livre, creches, assim como em todas as Unidades Básicas de Saúde. Além da oferta da vacina em pontos específicos, a SMS promoveu ações de busca ativa da população, através dos Agentes Comunitários de Saúde, contatando as pessoas que constavam nas listas repassadas pelos ACS, informando os locais e horários de vacinação, que contribuíram para a ampliação da cobertura vacinal. Foram firmadas parcerias intersetorias entre secretarias municipais e órgãos públicos de modo a facilitar a efetivação de vacinação nos pontos determinados, isto é, a vacinação “extra-muro”.
O planejamento antecipado de ações e atividades de vacinação contra COVID 19 conduziu a uma vacinação mais efetiva e, por conseguinte, a uma proteção mais eficaz da saúde da população francisquense. Além disso, a execução das estratégias diversificadas de vacinação implementadas no município garantiram, na rede de atenção primária à saúde, a redução do número de pessoas infectadas pelo vírus da COVID 19 e, consequentemente, o número reduzido de óbitos pela doença. Reitera-se que o presente documento é dinâmico e que poderá sofrer atualizações à luz dos novos conhecimentos, pois a COVID-19 é uma doença nova e as vacinas vinculadas à sua prevenção também são inovadoras.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO