Na reunião ordinária de agosto 2015, tivemos a participação de membros representantes das secretarias municipais de saúde dos 14 municípios da região, dos gestores municipais de saúde, das 4 instituições de ensino superior com cursos na área de saúde, de um sindicato, de vários técnicos da Secretaria Estadual de Saúde lotados no escritório regional de saúde de Sinop e técnicos do Hospital Regional de Sorriso. A experiência foi ímpar, tanto que favoreceu o despertar das emoções tornando o profissional de saúde mais sensível às suas potencialidades, conhecimento e valorização do outro, fortalecimento dos vínculos, companheirismo, entre outros. Nas palavras, vieram momentos de emoções, de revolta, de decepções, de esperança, de acordo com a realidade em que o profissional de saúde estava vivenciando naquele momento. Aprendemos a valorizar o outro e retomamos muitas coisas que estavam adormecidas dentro de nós por conta da dureza do dia a dia de trabalho exaustivo na área da saúde. Fator preponderante foi a parceria da instituição de ensino superior, que cedeu o local para realização do encontro, dos colegas de trabalho que emprestaram cadeira de balanço e outros materiais para que pudéssemos proporcionar um ambiente favorável à realização da tenda do conto. Dificuldade foi principalmente o acesso ao local que fica distante da sede do escritório regional de saúde de Sinop e que não possui uma sala de reuniões para acolher os participantes que vem de outros municípios e instituições, também a ausência de recursos para providenciar lanche para quem vem distante, de até 300km da sede, para participar da reunião, mesmo assim não se deixa de realizar nada, pois uma equipe solidária sempre providencia algo com seus próprios recursos financeiros a fim de acolher com carinho os parceiros.
A partir da leitura do texto tenda do conto, disponibilizado na plataforma Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (OTICSSS) da Especialização EPS em Movimento, nosso grupo de alunas decidiu fazer a experiência na comissão de integração ensino serviço da região Teles Pires, estado de Mato Grosso.
Partindo da tenda do conto, prossegue-se, na região, o trabalho proposto pela Política Nacional de Humanização. Não estamos inventando a roda, só estamos valorizando e fazendo acontecer o que já existe de mais bonito em nosso sistema, partindo da valorização do profissional de saúde.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO