Secretário, conselheiro de saúde, coordenadores de Atenção Básica, odontologia, farmácia, fisioterapia e outros foram até a comunidade ouvir suas principais reivindicações na área da saúde, o munícipe teve a oportunidade de dar suas ideias e sugestões, todas levadas pra Conferência Municipal de Saúde. Abrir as portas para a população dar suas ideias e sugestões por meio das pré-conferência, o entendimento de que o plano municipal de saúde deve ser elaborado conforme os principais anseios da população e as possibilidades orçamentárias do município, com o diálogo prévio tudo fica muito mais fácil. As reuniões tiveram a participação popular de forma muito proveitosa, de todas as reuniões foram feitas atas e levadas para a Conferência Municipal de Saúde, a ideia de que devemos pensar a saúde do município não apenas para hoje, mas sim para o futuro. Dessa forma, a participação dos munícipes foi fundamental, pois são quem realmente vivem na pele os inúmeros problemas na saúde pública. Foi uma forma também de passar para a polução as principais dificuldades que vivermos no dia a dia da gestão do SUS, e que nem tudo é possível.

Pela primeira vez foi introduzida uma nova forma quanto a realização da conferência de saúde, foram nove reuniões de pré-conferência, onde todos os distritos e a sede do município participaram ativamente, a cada reunião a comunidade era avisada previamente por meio dos ACS e toda mídia oficial. No final de todo processo a avaliação foi altamente positiva quanto a participação popular. Com isso a Conferência ficou marcada por um modelo de participação social, com diálogo e transparência.

Conceituado como relevante momento democrático, tendo a participação efetiva da comunidade, com o objetivo principal de desenvolver o diálogo e o fortalecimento da saúde no município para atender as principais necessidades dos usuários do SUS e sugerir melhorias. O entendimento e percepção de que só se constrói uma saúde pública eficaz com a participação de todos. O êxito de todo processo se deu pela dedicação e paciência em ouvir a necessidade do povo e colocar de forma que isso se torne realidade.

Principal

Agnes Ferreira Viana Sardenberg, Fernanda Cordeiro Marins Sarzedas, Luciane de Souza Barbosa Stutz, Rene Dias dos Santos

juniordames@bol.com.br

Coautores

Agnes Ferreira Viana Sardenberg, Fernanda Cordeiro Marins Sarzedas, Luciane de Souza Barbosa Stutz, Rene Dias dos Santos.

A prática foi aplicada em

Casimiro de Abreu

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Casimiro de Abreu (RJ)

R. Franklin José dos Santos, 271 - Centro Antigo, Casimiro de Abreu - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ibson Carvalho Dames Junior

Conta vinculada

09 abr 2020

CADASTRO

02 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas