As células tronco hematopoieticas obtidas do sangue cordão umbilical são células poderosas que se assemelham às células tronco da medula óssea, porém apresentam vantagens na comparação, como a maior facilidade de coleta, disponibilidade da matéria fonte (sangue do cordão umbilical), menor necessidade de compatibilidade total, entre outras. As células tronco do sangue do cordão umbilical (SCUP) diferenciam-se nós diferentes tipos de células sanguíneas e seu uso demonstrou potencial curativo para mais de 90 doenças dos sistemas hematológico e imune. No Brasil o INCA configura-se como o maior banco público de células tronco, disponibilizando as células armazenadas para tratamento no Brasil e exterior. Desde 2021, a maternidade do HFB é a única fornecedora de sangue de cordão para o INCA, tendo apenas uma profissional habilitada para tal procedimento.

Para que seja realizada a coleta de sangue do cordão umbilical (SCUP), é obrigatório contar com profissional de saúde de nível superior capacitado e habilitado pelo INCA. O HFB conta com a única enfermeira hoje, em atuação no Estado do Rio de Janeiro que atende os pré-requisitos da ANVISA. Ao unir a necessidade do INCA ao potencial da maternidade do HFB, foi firmado o convênio entre diretores e equipes envolvidas para que a coleta passasse a ser realizada no HFB e o SCUP encaminhado ao INCA.

Desde o início do convênio, foram coletadas 128 BSCUPS. Destas, 18 foram coletas aparentadas, onde o sangue destina-se a irmão ou irmã doente do bebê cujo cordão foi utilizado. O número restante, 110 BSCUPS é constituído de doações espontâneas, não identificadas. A celularidade e o volume coletados estão de acordo com os patrões exigidos pela ANVISA e o índice de contaminação de BSCUPS permanece zerado desde o início das coletas, mostrando excelência na captação de doadoras, método de coleta, armazenamento e transporte envolvidos.

Desde o início da pandemia, o transplante de células tronco do SCUP está suspenso temporariamente pela ANVISA, porém, com a retomada dos transplantes, seria aconselhável que um serviço específico de coleta fosse instituído, afim de atender às necessidades de material do banco de cordão. Como o projeto HFB/INCA provou-se eficaz e praticamente isento de maiores recursos, o mais indicado seria instituir esse serviço no HFB, o que possibilitaria a capacitação de novos coletores e aumento no número de coletas.

autor Principal

Flávia Cristina de Lucena Banaggia

flaviabanaggia@gmail.com

Enfermeira

Coautores

Enfermeira Flávia Cristina de Lucena Banaggia Enfermeira Marina Izu

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Jessé Mendonça de Oliveira

Conta vinculada

28 out 2025

CADASTRO

28 out 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma
unblocked games + agar.io