- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Finalidade da experiência: realizar ações de promoção e proteção à saúde dos docentes e técnicos administrativos de uma universidade pública de Picos (PI). Dinâmica e estratégias dos procedimentos usados: estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado em outubro de 2014 pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Picos em uma Universidade Pública de Picos (PI), tendo como participantes 50 professores e técnicos administrativos. Indicadores, variáveis e coleta de dados: foram realizadas na universidade palestra de sensibilização de promoção da saúde do trabalhador, identificação dos riscos inerentes às atividades laborais, realização de ginástica laboral, avaliação das medidas antropométricas, realização de glicemia capilar e atualização do calendário vacinal.
A promoção da saúde consiste nas atividades dirigidas à transformação dos comportamentos dos indivíduos. O ambiente de trabalho é um cenário propício para desenvolver ações de promoção e proteção à saúde, tendo em vista a falta de adesão dos trabalhadores em função do horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde.
Sugestões aplicadas: incentivar as práticas de promoção da saúde, de modo as operacionalizar as diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador nos diversos cenários. Torna-se imperativa a corresponsabilização de gestores, profissionais de saúde e empregadores no sentido de adequar o ambiente laboral às demandas de saúde dos trabalhadores, minimizando os fatores de riscos inerentes ao trabalho e incentivando as práticas de promoção da saúde, de modo as operacionalizar as diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador nos diversos cenários.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO