O projeto verde novo humanizado visa humanizar o atendimento e incentivar a conscientização sobre o verde e o meio ambiente, serão adotadas condutas acolhedoras e assistenciais para puérpera. Após identificação da gestante, essa será acompanhada pela Estratégia Saúde da Família (ESF). Durante a gestação, a grávida será informada pelos profissionais de saúde sobre o projeto e a importância dele. Após nascimento do bebê, a maternidade ficará responsável por entregar as mudas. A plantinha virá com material informativo sobre o projeto e com orientações para o seu plantio e manutenção. Será ofertado um cartão do usuário onde irá constar os agendamentos dos serviços de saúde ofertados à mãe e à criança (em anexo). O recém-nascido logo será imunizado com as vacinas BCG e Hep B. A puérpera que tiver comparecido em sete ou mais consultas de pré-natal será contemplada com um kit maternidade. Haverá transporte exclusivo até a residência.

A atenção obstétrica e neonatal deve ter como características essenciais a qualidade e a humanização. É dever dos serviços e profissionais de saúde acolher com dignidade a mulher e o recém-nascido, enfocando-os como sujeitos de direitos. Considerar o outro como sujeito e não como objeto passivo da nossa atenção é a base que sustenta o processo de humanização. A partir dos dados que emergem o sistema de saúde do município de Caraí voltado a ações de saúde da mulher e mediante a oferta dos serviços para esse âmbito, entendemos que através deste projeto será possível fortalecer e aumentar a resolutividade da atenção primária, atenção hospitalar/maternidade, fatores socioculturais e ambientais, o que irá facilitar a acessibilidade e qualidade dos serviços ofertados.

Incentivo ao plantio de árvores e conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente. Aumento da adesão ao pré-natal a fim de manter a integridade das condições de saúde da mãe e do bebê. 100% dos recém-nascidos imunizados com as vacinas BCG e Hep B na maternidade do Hospital São João Batista, nas primeiras horas de vida. Aumento do vínculo da maternidade com a mãe e seu parceiro. Serviço de saúde mais humanizado e acolhedor. Kit maternidade para as gestantes carentes. Diminuição do número de óbito materno. A força dos profissionais envolvidos e das instituições contribuiu para que o trabalho fosse integrado e, assim, alcançar um resultado efetivo. O município de Caraí muitas vezes se deparou com algumas limitações, no entanto, quando se leva à tona a maneira que cada participante direto ou indireto do sistema de saúde conceitua, age e considera os componentes da assistência à mulher, desde o parto ao puerpério, de forma humanística e acolhedora esses desafios se tornam pequenos.

Principal

Heber Gomes Neiva

saudecarai@bol.com.br

Coautores

Heber Gomes Neiva

A prática foi aplicada em

Caraí

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Renata Primo Coelho Silva

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

24 jun 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas