O projeto verde novo humanizado visa humanizar o atendimento e incentivar a conscientização sobre o verde e o meio ambiente, serão adotadas condutas acolhedoras e assistenciais para puérpera. Após identificação da gestante, essa será acompanhada pela Estratégia Saúde da Família (ESF). Durante a gestação, a grávida será informada pelos profissionais de saúde sobre o projeto e a importância dele. Após nascimento do bebê, a maternidade ficará responsável por entregar as mudas. A plantinha virá com material informativo sobre o projeto e com orientações para o seu plantio e manutenção. Será ofertado um cartão do usuário onde irá constar os agendamentos dos serviços de saúde ofertados à mãe e à criança (em anexo). O recém-nascido logo será imunizado com as vacinas BCG e Hep B. A puérpera que tiver comparecido em sete ou mais consultas de pré-natal será contemplada com um kit maternidade. Haverá transporte exclusivo até a residência.
A atenção obstétrica e neonatal deve ter como características essenciais a qualidade e a humanização. É dever dos serviços e profissionais de saúde acolher com dignidade a mulher e o recém-nascido, enfocando-os como sujeitos de direitos. Considerar o outro como sujeito e não como objeto passivo da nossa atenção é a base que sustenta o processo de humanização. A partir dos dados que emergem o sistema de saúde do município de Caraí voltado a ações de saúde da mulher e mediante a oferta dos serviços para esse âmbito, entendemos que através deste projeto será possível fortalecer e aumentar a resolutividade da atenção primária, atenção hospitalar/maternidade, fatores socioculturais e ambientais, o que irá facilitar a acessibilidade e qualidade dos serviços ofertados.
Incentivo ao plantio de árvores e conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente. Aumento da adesão ao pré-natal a fim de manter a integridade das condições de saúde da mãe e do bebê. 100% dos recém-nascidos imunizados com as vacinas BCG e Hep B na maternidade do Hospital São João Batista, nas primeiras horas de vida. Aumento do vínculo da maternidade com a mãe e seu parceiro. Serviço de saúde mais humanizado e acolhedor. Kit maternidade para as gestantes carentes. Diminuição do número de óbito materno. A força dos profissionais envolvidos e das instituições contribuiu para que o trabalho fosse integrado e, assim, alcançar um resultado efetivo. O município de Caraí muitas vezes se deparou com algumas limitações, no entanto, quando se leva à tona a maneira que cada participante direto ou indireto do sistema de saúde conceitua, age e considera os componentes da assistência à mulher, desde o parto ao puerpério, de forma humanística e acolhedora esses desafios se tornam pequenos.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO