Rio Verde de Mato Grosso está localizado na região centro-oeste do Brasil, situado no estado de Mato Grosso do Sul. O município possui 8 estratégias saúde da família, e uma delas é o ESF Rural, essa unidade é fixa na área urbana, porém percebemos que Rio Verde possui uma longa extensão de área rural, entre elas a região pantaneira, e muitas vezes esses moradores não tinham acesso à saúde pública, tendo em vista a dificuldade de locomoção. Com isso, foi criado o Projeto Pantanal – Saúde em Ação. Levamos até essa população uma equipe de profissionais capacitada que prestam atendimentos: médicos, de enfermagem, odontológicos, testes rápidos, medicações, imunizações. Além desses serviços, há também uma equipe de Vigilância Sanitária que percorre as fazendas realizando teste rápido de Leishmaniose e vacinas antirrábica, e ainda uma equipe de controle de vetores que faz buscas de barbeiros contaminados.
Disponibilizar à população rural residentes em áreas de difícil acesso, serviços de atenção básica, imunização, vigilância sanitária e controle de vetores e assim tentar detectar ou diagnosticar um agravo precocemente. Oferecer consultas médicas em clinica geral, oferecer consultas e cuidados de enfermagem com ênfase na prevenção do câncer de colo do útero e mama, controle de ISTs e assistência ao pré-natal: oferecer assistência em saúde bucal, oferecer assistência domiciliar em controle de vetores e vigilância sanitária. Oferecer assistência em imunização à equipe estabelece um ponto fixo, normalmente em uma fazenda onde presta todos esses atendimentos por um dia e meio.
Em cada local em que a equipe presta atendimento são realizados em média mais de 600 procedimentos (consultas médicas, preventivos, testes rápidos, atendimentos odontológicos, imunização), mais de 20 fazendas visitadas para realização do controle de vetores e vigilância sanitária. E a distribuição de medicamentos para hipertensos, diabéticos, entre outros. E ainda o diagnóstico precoce de alguns agravos de saúde, e ainda o trabalho de prevenção de doenças com a população. Apesar de ser um projeto novo que por enquanto só contemplamos três localidades da área rural do município, já temos datas para realizar nas demais localidades, vimos a necessidade de perseverar e ampliar esforços no serviço de promoção do acesso à saúde dessa população. Ouvimos muitos relatos e agradecimentos desses moradores agradecendo por termos levado até eles estes atendimentos. Esse é o verdadeiro acolhimento e promoção a saúde. Ressaltando que toda a equipe envolvida são funcionários.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO