Programa Saúde na Escola e a Inclusão no Contexto da Pandemia pela Covid-19: Relato de Experiência.

Em decorrência da Emergência Internacional, relacionada à COVID-19, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Programa Saúde na Escola (PSE) do município de Campos dos Goytacazes precisou reajustar suas atividades e remodelar seu modus operandi.O PSE é uma política intersetorial que visa promover a saúde e a educação integral através de ações voltadas a prevenção de doenças e promoção da saúde. O projeto PSE-Inclusivo foi implementado no ano de 2019, e envolve a temática da educação inclusiva. atuando, nas turmas do 1º ao 5º ano do ensino Fundamental e junto aos discentes.Através de atividades, dinâmicas, musicalização, vídeos e roda de conversa o projeto tem por objetivo demonstrar a igualdade perante nossas diferenças ressaltar entre os alunos que a escola é um direito de todos e promover informações sobre o assunto da inclusão. Em decorrência da situação de Emergência Mundial e no intuito de manter as atividades do PSE-Inclusivo, fizeram-se necessárias algumas readequações à atuação original do Projeto buscando um novo formato.A atuação da EESE para o desenvolvimento das ações do projeto PSE-Inclusivo neste período de Emergência Internacional para COVID-19 mostrou-se importante para o município, contribuindo para ampliação do acesso às ações de inclusão. Uma sociedade que pretende assumir-se como inclusiva necessita, fundamentalmente, conscientizar-se de que todos, independentemente de suas especificidades, quando convivem e partilham dos mesmos espaços e atividades, conseguem compreender e aceitar os outros, reconhecem as competências do outro e suas necessidades, respeitam todas as pessoas, lutam para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, desenvolvem e criam laços de amizade, diminuem a ansiedade, o medo e a insegurança diante das dificuldades. Diante disso, se fez (e faz) necessário a contiguidade da abordagem da temática inclusiva, em meio a situação global em que nos encontramos, até que possamos retornar com as atividades na forma presencial. Dessa forma, utilizar canais virtuais de comunicação, possibilita mais uma forma de abordagem sobre o assunto em foco, permitindo alcançar um maior número de pessoas. Em uma breve abordagem descritiva, foi possível demonstrar que o projeto PSE Inclusivo conseguiu inovar sua atuação.

Relatar a experiência do Projeto PSE-Inclusivo do Programa Saúde na Escola, do município de Campos dos Goytacazes, na readequação da execução de suas atribuições na abordagem da Inclusão, dando contiguidade ao Projeto durante o período de Pandemia pela COVID-19 (isolamento Social), a partir do mês de março de 2020, quando foram suspensas as atividades escolares na sua forma presencial.

A atuação da EESE para o desenvolvimento das ações do projeto PSE-Inclusivo neste período de Emergência Internacional para COVID-19 mostrou-se importante para o município, contribuindo para ampliação do acesso às ações de inclusão. Uma sociedade que pretende assumir-se como inclusiva necessita, fundamentalmente, conscientizar-se de que todos, independentemente de suas especificidades, quando convivem e partilham dos mesmos espaços e atividades, conseguem compreender e aceitar os outros, reconhecem as competências do outro e suas necessidades, respeitam todas as pessoas, lutam para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, desenvolvem e criam laços de amizade, diminuem a ansiedade, o medo e a insegurança diante das dificuldades. Diante disso, se fez (e faz) necessário a contiguidade da abordagem da temática inclusiva, em meio a situação global em que nos encontramos, até que possamos retornar com as atividades na forma presencial. Dessa forma, utilizar canais virtuais de comunicação, possibilita mais uma forma de abordagem sobre o assunto em foco, permitindo alcançar um maior número de pessoas. Em uma breve abordagem descritiva, foi possível demonstrar que o projeto PSE Inclusivo conseguiu inovar sua atuação.

Principal

João Paulo de Oliveira Paula

joaopauloopaula@gmail.com

A prática foi aplicada em

Campos dos Goytacazes

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

João Paulo de Oliveira Paula

Conta vinculada

04 dez 2015

CADASTRO

14 set 2023

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas