- Atenção Primária à Saúde
Tiago José de Souza
- 22 set 2024
Amapá
O Programa Acolher atende aos trabalhadores atuantes no CHC/PR por meio de algumas modalidades das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que segundo o Ministério da Saúde são abordagens terapêuticas que têm como objetivos prevenir agravos à saúde, promover e recuperar a saúde, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade. Os objetivos do Programa Acolher são promover a melhoria do bem-estar e qualidade de vida do trabalhador, por meio de ações que promovam formas de conscientização e autocuidado, de modo a prevenir doenças ocupacionais e promover o bem-estar emocional, social e físico dos trabalhadores no Complexo Hospital de Clínicas da UFPR.
Avaliar o grau de satisfação dos trabalhadores de hospital de ensino atendidos por um Programa de Saúde do Trabalhador por meio das Práticas Integrativas e Complementares. As ações do Programa Acolher podem ser consideradas estratégias na promoção da saúde do trabalhador por meio da oferta de espaços de acolhimento com métodos e práticas complementares e integrativas de saúde.
Foi realizado um estudo observacional, transversal, com coleta de dados primários e abordagem quantitativa, entre setembro e outubro de 2024, com 187 participantes do programa acolher. De modo geral, 72,19% dos participantes afirmaram estar muito satisfeitos e 25,13% satisfeitos em relação ao Programa Acolher. A prática com mais procura foi auriculoterapia (19% das respostas), seguida de acupuntura (11% das respostas), ventosaterapia (10% das respostas) e constelações familiares (10% das respostas). De acordo com os dados, 68,45% dos participantes responderam que estão muito satisfeitos e 29,95% satisfeitos em relação à sensação de acolhimento promovida pelas PICS; 65,24% dos participantes responderam que estão muito satisfeitos e 32,09% satisfeitos em relação à sensação de promoção de cuidados por meio das PICS e 67,38% dos participantes responderam que estão muito satisfeitos e 29,95% satisfeitos em relação à sensação de promoção de bem-estar por meio das PICS. As práticas também demonstraram ser efetivas em relação à diminuição ou estabilidade da ansiedade, dores físicas, sintomas depressivos e na melhora da disposição ou da energia para as atividades cotidianas.
Realizar um planejamento é fundamental para a implantação de um programa qualidade de vida e promoção de saúde no trabalho. As atividades devem iniciar por meio de um projeto com tempo determinado, objetivos e avaliação periódica. Após, a fase inicial do projeto, poderão ser investigados os pontos de melhorias e, então, propor a criação de um programa com estrutura, processos e recursos próprios. Há, também, a necessidade de investir em matérias de divulgação interna sobre as ações e solicitar o apoio das áreas de gestão como a superintendência e demais gestores de saúde e de recursos humanos. Um programa deve ser pensado com planejamento de, ao menos, dois anos desde o seu início até a efetiva operacionalização.
R. Gen. Carneiro, 181 - Alto da Glória, Curitiba - PR, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO