Programa Acolher – centro de bem-estar e desenvolvimento do trabalhador

O Programa Acolher atende aos trabalhadores atuantes no CHC/PR por meio de algumas modalidades das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que segundo o Ministério da Saúde são abordagens terapêuticas que têm como objetivos prevenir agravos à saúde, promover e recuperar a saúde, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade. Os objetivos do Programa Acolher são promover a melhoria do bem-estar e qualidade de vida do trabalhador, por meio de ações que promovam formas de conscientização e autocuidado, de modo a prevenir doenças ocupacionais e promover o bem-estar emocional, social e físico dos trabalhadores no Complexo Hospital de Clínicas da UFPR.

Avaliar o grau de satisfação dos trabalhadores de hospital de ensino atendidos por um Programa de Saúde do Trabalhador por meio das Práticas Integrativas e Complementares. As ações do Programa Acolher podem ser consideradas estratégias na promoção da saúde do trabalhador por meio da oferta de espaços de acolhimento com métodos e práticas complementares e integrativas de saúde.

Foi realizado um estudo observacional, transversal, com coleta de dados primários e abordagem quantitativa, entre setembro e outubro de 2024, com 187 participantes do programa acolher. De modo geral, 72,19% dos participantes afirmaram estar muito satisfeitos e 25,13% satisfeitos em relação ao Programa Acolher. A prática com mais procura foi auriculoterapia (19% das respostas), seguida de acupuntura (11% das respostas), ventosaterapia (10% das respostas) e constelações familiares (10% das respostas). De acordo com os dados, 68,45% dos participantes responderam que estão muito satisfeitos e 29,95% satisfeitos em relação à sensação de acolhimento promovida pelas PICS; 65,24% dos participantes responderam que estão muito satisfeitos e 32,09% satisfeitos em relação à sensação de promoção de cuidados por meio das PICS e 67,38% dos participantes responderam que estão muito satisfeitos e 29,95% satisfeitos em relação à sensação de promoção de bem-estar por meio das PICS. As práticas também demonstraram ser efetivas em relação à diminuição ou estabilidade da ansiedade, dores físicas, sintomas depressivos e na melhora da disposição ou da energia para as atividades cotidianas.

Realizar um planejamento é fundamental para a implantação de um programa qualidade de vida e promoção de saúde no trabalho. As atividades devem iniciar por meio de um projeto com tempo determinado, objetivos e avaliação periódica. Após, a fase inicial do projeto, poderão ser investigados os pontos de melhorias e, então, propor a criação de um programa com estrutura, processos e recursos próprios. Há, também, a necessidade de investir em matérias de divulgação interna sobre as ações e solicitar o apoio das áreas de gestão como a superintendência e demais gestores de saúde e de recursos humanos. Um programa deve ser pensado com planejamento de, ao menos, dois anos desde o seu início até a efetiva operacionalização.

Principal

Adriana Vargas

adriana.vargas@hc.ufpr.br

Psicóloga

Coautores

Adriana Vargas, Danielle Pacheco Dangui Dallagnol , Marcio Roberto Paes, Jaqueline Dias do Nascimento Selleti, Thamyris Gabriele Elias, Luciane Lachouski, Ketline Marcelus

A prática foi aplicada em

Curitiba

Paraná

Sul

Esta prática está vinculada a

R. Gen. Carneiro, 181 - Alto da Glória, Curitiba - PR, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Adriana Vargas

Conta vinculada

13 nov 2024

CADASTRO

13 nov 2024

ATUALIZAÇÃO

01 mar 2022

inicio

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas