OBJETIVOS: Capacitar e sensibilizar os cirurgiões-dentistas para a reflexão e construção de novas propostas, tornando-os sujeitos do seu próprio processo formativo, melhorando, então, os indicadores de saúde bucal no município. METODOLOGIA: Em 2017 a nova gestão analisou os indicadores de saúde bucal, decidindo trabalhar inicialmente com a escovação supervisionada. Foram realizadas reuniões com os profissionais identificando os seguintes nós-críticos: dificuldade no planejamento das ações, complexidade na alimentação do sistema, ausência de apoio da gestão nas atividades educativas e desmotivação. Através de reflexões, criaram-se novas estratégias aplicadas às realidades locais. Discutiu-se sobre governabilidade e co-participação, assim como, foi realizado treinamento em digitação de dados. A parceria com o Programa Saúde do Escolar foi fortalecida e aumentou-se o vínculo entre trabalhadores e gestão.
A Educação Permanente em Saúde é um processo que leva os profissionais a se tornarem conhecedores da sua realidade local, utilizando a reflexão e a crítica para a transformação das práticas e das estratégias da organização da saúde. Neste contexto, a Coordenação de Saúde Bucal introduziu o PerMITAS, uma vez que a qualificação humana é um importante meio para a produtividade e desenvolvimento.
A capacitação dos profissionais promove a habilidade e criatividade para gerir os problemas de sua realidade local. O impacto positivo das ações gera satisfação profissional consolidando as práticas bem sucedidas, encorajando novas iniciativas e gerando a melhoria dos indicadores. O PerMITAS se consolida com a continuidade das ações e a implementação de novas etapas, visando uma transformação positiva na saúde Angra dos Reis.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO