- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
O presente projeto teve como objetivo mobilizar a comunidade para a prevenção e combate à dengue. É necessário sensibilizar os alunos, as escolas e a comunidade para que se mobilizem sobre os cuidados para evitar os focos do Aedes aegypti, tornando os alunos da rede pública de ensino propagadores e agentes multiplicadores do combate ao Aedes aegypti. Este projeto foi desenvolvido em escolas municipais e estaduais no mês de agosto de 2023, com o objetivo de atingir a população alvo de alunos da rede pública de ensino.
Objetivo geral: conhecer o trabalho dos Agentes de Combates às Endemias, tornando-os multiplicadores nas salas de aula e comunidade.
Objetivo especifico:
• Participar do dia a dia dos ACEs no combate ao Aedes aegypti, conhecendo o trabalho diário realizado com a população e adquirindo conhecimentos sobre como combater o mosquito;
• Incentivar nos alunos e na equipe acadêmica envolvida o problema da dengue;
• Identificar os focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya nas residências da comunidade;
• Trabalhar a interdisciplinaridade.
O projeto foi uma oportunidade para levar os alunos a vivenciarem o dia a dia dos agentes de combate as endemias no combate ao Aedes aegypti, tornando-os multiplicadores dentro da escola e na comunidade.
O resultado foi bastante benéfico, pois os alunos tiveram uma experiência prática de como lidar com o combate ao Aedes aegypti no dia a dia dentro dos imóveis, além de compartilharem todo conhecimento adquirido com os colegas de classe tornando-os multiplicadores no combate a dengue. Através da execução desse projeto conseguimos manter nosso índice do LIRA (Levantamento de Índice Rápido) em baixo e médio risco, os dados da Vigilância Epidemiológica mostram que os casos confirmados de dengue diminuíram em relação a anos anteriores.
Para implementação dessa prática é importante buscar parcerias junto as secretarias de educação e diretores das escolas a fim de mobilizar toda comunidade escolar no desenvolvimento do projeto junto aos Agentes de Combate as Endemias.
R. 22 de Maio, 136-310, Taperoá - PB, 58680-000, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO