O Brasil ocupa a 2ª posição do mundo entre os países que registram casos novos. Em razão de sua elevada carga, a doença permanece como um importante problema de saúde pública no país, sendo de notificação compulsória e investigação obrigatória. A doença é considerada negligenciada, e os aspectos relacionados ao estigma e à discriminação podem promover a exclusão social e resultar em interações sociais desconfortáveis, que trazem sofrimento psíquico e limitam o convívio social. Consequentemente, esta importante particularidade da hanseníase pode interferir no diagnóstico e adesão ao tratamento, perpetuando um ciclo de exclusão social e econômica. Não obstante, a atenção à suspeita e ao diagnóstico para a hanseníase pode ser subestimado.

Janeiro roxo é o mês alusivo no combate à hanseníase, sendo assim, a vigilância epidemiológica planejou o matriciamento com as unidades básicas de saúde (9 unidades), para uma atividade diferenciada sobre a doença. Durante o mês de janeiro/2025 foi realizada a visita nas estratégias saúde da família. Como metodologia de ensino, foram elaboradas 20 questões (gerais e técnicas) sobre a temática proposta, contendo os sintomas da doença, formas de transmissão, tratamento, diagnóstico, curiosidades e imagens anexadas, a equipe multiprofissional foi convidada a participar de um jogo de perguntas e respostas, sendo popularmente chamado de “passa ou repassa”.

O matriciamento foi aplicado em 100% das unidades básicas de saúde do município, e contou com a participação de enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, agentes comunitários de saúde, médicos, serviços gerais, recepcionistas e auxiliares de odontologia. De maneira divertida, todos puderam aprender sobre a doença, tirar dúvidas e identificar possíveis sinais e sintomas. A atividade gerou discussões sobre a doença, diminuiu estigmas sociais e aproximou as equipes da vigilância epidemiológica.

A disponibilidade de um brinquedo ou material lúdico é essencial para desenvolver a atividade

Principal

KAREN DE MATOS RIBEIRO

karen.matosribeiro@gmail.com

ENFERMEIRA

Coautores

CRISTIANE LISBOA LEOLATTO

A prática foi aplicada em

Herval d'Oeste

Santa Catarina

Sul

Esta prática está vinculada a

Rua Nereu Ramos, 389 - Centro, Herval d'Oeste - SC, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

KAREN DE MATOS RIBEIRO

Conta vinculada

17 fev 2025

CADASTRO

17 fev 2025

ATUALIZAÇÃO

02 jan 2025

inicio

31 jan 2025

fim

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas