Jovens multiplicadores: estratégia de educação entre pares

O Projeto Jovens Multiplicadores foi desenvolvido no município de Jacareí (SP), entre fevereiro de 2023 e dezembro de 2024, com o objetivo de promover a saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens por meio da educação entre pares e da integração entre escola, saúde e comunidade. A iniciativa surgiu diante da alta vulnerabilidade desse público às ISTs, HIV e aids, associada a dificuldades de acolhimento nos serviços, ausência de linguagem acessível e barreiras para o diálogo sobre sexualidade e direitos. As ações concentraram-se nos bairros Jardim Paraíba e Jardim Paraíso, envolvendo a Casa do Abraço – SAE/CTA e a Escola Estadual Darci Lopes, com atividades como oficinas temáticas, rodas de conversa, campanhas educativas, testagem rápida, vacinação e distribuição de insumos preventivos. O projeto ocorre ao longo de um ano, com encontros quinzenais realizados em parceria com a escola e a Atenção Básica, estruturando um ciclo contínuo de formação e educação permanente. A metodologia adotada valoriza o protagonismo juvenil, o fortalecimento dos vínculos com a rede de saúde e a capacitação de profissionais da saúde e da educação, promovendo a escuta ativa, o respeito à diversidade e o enfrentamento do estigma. A experiência resultou em maior adesão dos jovens aos serviços de saúde, integração entre setores e continuidade das ações no território, consolidando uma prática inovadora e intersetorial de promoção da saúde e prevenção combinada.

A experiência surgiu diante da vulnerabilidade de adolescentes e jovens às ISTs, HIV e aids, agravada pela dificuldade de acolhimento nos serviços de saúde e pela falta de diálogo acessível sobre sexualidade e direitos. Observou-se que profissionais e escolas enfrentavam barreiras para abordar o tema, muitas vezes por tabus ou falta de preparo, o que gerava desinformação e afastamento dos adolescentes das ações de prevenção. Essa realidade revelou a oportunidade de criar um projeto de educação entre pares que fortalecesse vínculos com a Atenção Básica, estimulasse o protagonismo juvenil e promovesse o acesso a informações, insumos e cuidados integrais em saúde.

A experiência resultou no fortalecimento do protagonismo juvenil, ampliando o acesso de adolescentes e jovens às ações de prevenção combinada e à Atenção Básica. Observou-se maior procura espontânea por testagem, vacinação e cuidados em saúde mental, além de integração entre escola e rede de saúde. O projeto consolidou práticas inovadoras de educação entre pares e capacitação de profissionais, promovendo ambientes mais acolhedores, inclusivos e sem estigma. A metodologia participativa e intersetorial gerou continuidade das ações no território, estimulando novas estratégias educativas e fortalecendo o Programa Saúde na Escola.

Para a implementação de uma prática similar, recomenda-se iniciar com o mapeamento conjunto das escolas e unidades de saúde do território, identificando a ausência dos adolescentes nos serviços e analisando os indicadores de saúde dessa população. Esse diagnóstico inicial orienta o planejamento e fortalece o diálogo entre Atenção Básica, atenção especializada e redes de educação municipal e estadual. É essencial utilizar documentos norteadores, como o Programa Saúde na Escola e diretrizes locais, para embasar a parceria intersetorial e garantir sustentabilidade. O trabalho deve articular saúde, educação e assistência social — envolvendo CRAS, CREAS, centros de juventude ou casas do adolescente — a fim de criar espaços seguros de diálogo sobre sexualidade, ISTs, gravidez na adolescência, saúde mental, racismo, etnia e outras vulnerabilidades, sempre sob a perspectiva da educação sexual e da redução de danos. Após o diagnóstico, recomenda-se apresentar o projeto à gestão, mobilizar os parceiros e promover formação permanente dos profissionais da rede, especialmente daqueles que acolhem adolescentes, garantindo escuta qualificada e vínculo com o território. Essa construção colaborativa é o que permite adaptar a experiência a diferentes contextos e consolidar ações efetivas e inclusivas de promoção da saúde.

autor Principal

Emilly Prado do Valle

emillyvalle@gmail.com

Coordenador(a) de Programa Multiplicadores - Estrategia de Educação entre Pares

Coautores

Emilly Prado do Valle; Karina Hiromi Okamoto Lourenço; Fernanda Rodrigues; Leandro Blanque Becceneri

A prática foi aplicada em

Jacareí

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Purús, 79 - Jardim Paraiba, Jacareí - SP, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Emilly Prado do Valle

Conta vinculada

11 nov 2025

CADASTRO

11 nov 2025

ATUALIZAÇÃO

01 fev 2023

inicio

31 dez 2024

fim

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

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