Finalidade da experiência: o Grupo Mudar Agora visa reduzir o índice de hipertensão, de sobrepeso e de obesidade do público atendido pelo projeto, bem como minimizar os efeitos destes agravos na saúde destes usuários. Construir, juntamente com os usuários, conhecimentos acerca da alimentação saudável.

Em 2008, na ocasião da iniciativa de elaboração do projeto, o Relatório do Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab) apontava 2.556 famílias e 8.601 habitantes no território do Forte São João. De acordo com dados do Siab de 2005, 93% da população eram dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS) e 29% das famílias eram beneficiárias do Programa Bolsa Família. Neste mesmo ano, os dados do Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) mostravam que havia no território 1.170 usuários com hipertensão, 25 usuários com diabetes, e 310 pessoas com hipertensão e diabetes. Além disso, de acordo com os dados do relatório sobre o estado nutricional dos beneficiários do Programa Bolsa Família, do segundo semestre de 2007, verificou-se que dos 716 beneficiários que compareceram para acompanhamento nutricional, 2% apresentaram risco de sobrepeso, 17% sobrepeso e 9% obesidade. No caso específico da população adulta (368 beneficiários), 27% apresentaram sobrepeso e 18% obesidade.

Tendo como base o parâmetro epidemiológico apresentado anteriormente que demonstra que a obesidade se configura como uma questão de saúde prioritária no território do Forte São João, e em consonância com a concepção de integralidade do ser humano proposta pelo Ministério da Saúde, é que a Unidade de Saúde Forte São João, em parceria com a Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo, propôs o Grupo Mudar Agora. Este projeto visa trabalhar a reeducação alimentar e a mudança de hábitos a partir de um trabalho com equipe multiprofissional, utilizando como dispositivo o trabalho em grupo, pelo fato de ser este um espaço privilegiado de construção de conhecimentos, de trocas afetivas e de apoio mútuo. A proposta se dirige aos usuários adultos residentes no território do Forte São João, com idade a partir de 20 anos que apresentem sobrepeso, obesidade ou hipertensão arterial.

No momento da concepção do projeto optou-se pela utilização de metodologias cujos recursos, na maior parte das vezes, já consta no almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) ou já fazem parte da infraestrutura da Secretaria e da própria Unidade de Saúde. Além disso, os recursos materiais utilizados, com exceção de alguns recursos tecnológicos, são de baixo custo e de fácil aquisição. Observamos que os participante do grupo, acabam se transformando em multiplicadores, levam estes conhecimentos para o cotidiano das famílias, local de trabalho. O projeto, a partir da metodologia empregada (trabalho integrado com equipe multiprofissional e utilização do grupo), leva em consideração a integralidade dos sujeitos participantes, ao considerar e intervir dos diversos aspectos biopsiossociais envolvidos na mudança de hábitos. Desta forma, busca uma prática que vai além da abordagem tradicional do problema, que é baseada unicamente no acompanhamento individual e na prescrição de medicações, dietas e demais orientações.

Principal

Adriana Geraldina Vicente da Silva

adrivicsilva@ig.com.br

Coautores

Adriana Geraldina Vicente da Silva

A prática foi aplicada em

Vitória

Espírito Santo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde

Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 1185 - Bento Ferreira, Vitória - ES, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Adriana Geraldina Vicente da Silva

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

28 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas