- Promoção da Saúde
Bruno Henrique da Silva Ramos
- 18 nov 2024
Sistematização de metodologia e pedagogia integrativa e transversal aplicada a gestão do ensino e pesquisa em PICS e Medicinas Tradicionais através das vivencias pedagógicas das Medicinas da Jurema Sagrada ( saber tradicional afro-indígena). As memórias das práticas e saberes tradicionais de cura e cuidado a saúde humana a partir da tradição da Jurema Sagrada foi desenvolvida e sistematizada em tese de doutorado relativa ao tema. Abordam a epistemologia própria dos saberes medicinais tradicionais de matriz xamânica indígena e afro-brasileira, indicando a importância do estudo do sagrado e da cultura para a formação profissional em PICS e Medicinas Tradicionais.
A formação de profissionais de saúde na área e tema das praticas integrativas em saúde e medicinas tradicionais tem uma enorme lacuna na educação em saúde, tanto pública como privada, e vinha carecendo de uma metodologia de gestão do ensino, que fornecesse bases para sua regulamentação e mapeamento no território nacional.
A metodologia e pedagogia propostas para cursos de gestão e formação profissional em PICS e medicinas tradicionais aborda aspectos relevantes para o ensino e vivência em todo o território brasileiro, tendo sido avaliada por uma banca de professores avaliadores, dentro os quais membros que compõem o Observatório Nacional de praticas integrativas em saúde ( OBSERVAPICS).
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO