Em 2022 foram realizados 63 dias de vacinação nas Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Esteio, incluindo instituições das redes pública e privada. Ao todo foram administradas 3.624 doses de vacinas, equivalente a cerca de 3 meses de vacinação das 12 (doze) salas de vacinas do município. Consequentemente observou-se o aumento da média da cobertura vacinal após início desta estratégia, sendo que no primeiro semestre poucos imunobiológicos atingiram cobertura adequada e no último semestre conseguimos atingir cobertura em algumas vacinas.
Escassez de vacinas; -Propagação de notícias falsas que geram falta de confiança em algumas vacinas, ocasionando recusa vacinal por parte dos pais/responsáveis; -Pouca divulgação das estratégias de vacinação nos veículos de informações; -Recusa na administração simultânea de mais de um imunobiológico;
Redução de barreiras de acesso nas unidades de saúde; Horários estendidos; Vacinação extramuros em locais de grande circulação; Vacinação em escolas de educação infantil; Busca ativa dos faltosos por meio das equipes de saúde, agentes comunitários e do PIM entre outros; Vacinação em eventos; Ampla divulgação das ações de Imunizações nos veículos de informações; Promover um dia “D” de vacinação no município.
A estratégia foi considerada pela Secretaria Municipal de Saúde/Vigilância em Saúde/Imunizações, de grande impacto e potente, sendo que após iniciarmos com a ação de vacinação nas escolas, conseguimos alcançar o objetivo: a cobertura vacinal adequada em alguns imunobiológicos. Percebemos que as baixas coberturas do primeiro semestre impactou para que o acumulado final do ano ficasse abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde (95% de cobertura vacinal), contudo, melhor do que a tendência apresentava. Continuamos apostando nesta ação, sendo que as escolas estão sendo agendadas regularmente durante todo ano de 2023.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO