Com aumento dos casos de gestantes acometidas por Zika/STORCH e pautado na Estratégia de fortalecimento das ações de cuidado às crianças suspeitas ou confirmadas para Síndrome Congênita, Vassouras/RJ instituiu em Junho 2024, o Programa Follow up – Estimulação Precoce, que realiza acompanhamento multidisciplinar do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de 0 a 3 anos com histórico dessas infecções durante a gestação, conforme preconizado na Portaria nº 3.502/GM/MS de 2017.
Nessa perspectiva, almejando a garantia do acesso precoce e o devido tratamento do público alvo, a Gestão Municipal de Saúde desenvolveu o referido Programa por meio de articulações intersetoriais. Atualmente, o Follow up funciona em sala exclusiva no Centro Municipal de Reabilitação, com recursos e equipe da própria unidade somado ao apoio da eMulti, visando promoção à saúde, identificação de atrasos no desenvolvimento, prevenção de agravos e mitigação de sequelas.
Cabe destacar que a estimulação precoce tem um papel de extrema relevância e pode ser definida como um programa de acompanhamento e intervenção clínico-terapêutica multiprofissional com bebês de alto risco e com crianças pequenas acometidas por patologias orgânicas, buscando o melhor desenvolvimento possível, podendo contribuir, inclusive, na estruturação do vínculo mãe/bebê, na compreensão e no acolhimento familiar dessas crianças.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
• Implantar o Programa de Estimulação Precoce garantindo o cuidado integral e articulado entre os serviços possibilitando maior funcionalidade, autonomia e inclusão social das crianças com alterações no desenvolvimento neuropsicomotor.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Mapear e avaliar precocemente as crianças com suspeita e /ou confirmação de Síndrome congênitas de Zika/STORCH no território;
• Instituir fluxo de encaminhamento para Sala de Estimulação das crianças com histórico de Zika/STORCH gestacional após a 2ª consulta de puericultura das Equipes de Saúde da Família;
• Identificar possíveis alterações motoras e intervir precocemente;
• Registrar as avaliações através do PEC no e-SUS APS, objetivando compartilhamento do cuidado com a Rede de Saúde;
• Ampliar os serviços às crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor;
• Encaminhar para acompanhamento em outros Pontos de Atenção da Rede, quando necessário;
• Implementar atividades em grupo com as crianças e familiares como forma de fortalecer o cuidado.
O aumento de gestantes acometidas por Zika/STORCH e ações de cuidado às crianças suspeitas ou confirmadas para Síndrome Congênita.
O número de crianças superou as expectativas: até fevereiro de 2025, foram 73 mapeadas, 62 foram avaliadas e 11 não compareceram para a avaliação inicial. Desse total, 16 tinham história de Sífilis gestacional, 23 toxoplasmose, 03 citomegalovírus, 01 HIV, 07 crianças com prematuridade, 05 má formação, 03 microcefalia e 04 outros diagnósticos. Vale ressaltar que 47% do público alvo apresentou alguma alteração passível de intervenção.
Das 62 avaliadas, 52 tinham de 0 a 3 anos, 10 crianças foram avaliadas com algum comprometimento no desenvolvimento motor, mas com idade superior a 3 anos, sendo encaminhadas ao Serviço de Pediatria do Município. No período de julho/24 a fevereiro/25 entraram em acompanhamento pela equipe multidisciplinar 19 crianças, sendo que 6 tiveram alta, 13 permaneceram assistidas pelo programa e, infelizmente, 02 óbitos. Algumas crianças necessitaram de encaminhamentos para outros serviços: Foram avaliadas 04 crianças com TEA/TDAH, que foram encaminhadas para CAPS infantil; Tivemos 03 encaminhamentos para o CER Três Rios, 01 para o CASF, 01 para o SARA e 01 para o Hospital da Criança.
Como atividades coletivas voltadas para acolhimento das famílias, podemos destacar a realização, em dezembro de 2024, de um grande encontro entre equipe, crianças e seus familiares como forma de interação e inclusão social.
Deste modo, todos os esforços da equipe do Programa Follow up estão voltados a ofertar acompanhamento às crianças pautado nos princípios da integralidade e equidade. Esse cuidado possibilita a conquista de uma maior funcionalidade das crianças permitindo assim um futuro com mais autonomia e inclusão social.
Av. Sebastião Manoel Furtado - Centro, Vassouras - RJ, 27700-000, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO