- Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Elaine Cristina Fontes
- 25 out 2024
Realização de rodas de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) com Estratégia Saúde da Família (ESF) no período de 2014 a 2016, no município de Eunápolis, Bahia. A cada bimestre, a equipe do Nasf Juca Rosa realizou rodas de TCI com os profissionais das ESFs de sua cobertura, identificando pontos de tensão cotidianos do trabalho em saúde, tendo em vista o sofrimento psíquicos dos profissionais da Atenção Básica, implementou-se esta alternativa terapêutica para melhoria na qualidade de vida no trabalho das ESFs.
Na lida constante com o trinômio saúde-doença- morte, no âmbito do território, bem como seus conflitos interpessoais, as ESF apresentavam níveis de estresse. Observou-se além disto, a presença de agravantes pela sobrecargas de trabalho, bem como a rotatividade dos trabalhadores da saúde visto contratações precarizadas, dificultando a estabilidade profissional e fortalecimento do vínculo com os usuários. Tais situações evidenciavam o sofrimento psíquico dos profissionais, o que chamou a atenção da psicóloga do Nasf, levando a planejamento de ações coma equipe ara estreitar o vínculo entre os profissionais e propor ações de cuidado com os cuidadores.
Recomenda-se aos gestores a criação de espaços de cuidado e escuta para os cuidadores – profissionais de saúde em geral – para melhoria da qualidade de vida no trabalho em saúde, bem como para evitar o adoecimento psíquico destes trabalhadores. A técnica da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é de fácil aplicação, baixo custo, breve tempo de formação, podendo ser promovidos cursos para preparar terapeutas comunitários afim de proporcionar o cuidado continuado das equipes de trabalho e da população. Ressalta-se que a TCI já é adotada como Prática Integrativa Complementar pelo Ministério da Saúde e tem sido aplicada com sucesso junto aos usuários do SUS.
Eunápolis, BA, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO