- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Finalidade da experiência: reduzir a prevalência de fumantes, e a consequentemente mortalidade por doenças tabaco relacionadas. Promover a saúde da população através de hábitos de vida saudável. Ofertar a população a oportunidade de tratamento contra vício do tabaco- Reduzir condicionalidades de agravos à saúde relacionados ao tabagismo.
O grupo foi criado após levantamento dos ACS, no município, dos tabagistas crônicos e com comorbidades relacionadas ao fumo, criando grupos de 30 pacientes à cada 3 meses. O grupo acontece a cada 15 dias, coordenado pelos farmacêuticos do programa Farmácia de Minas e a cada encontro um profissional da saúde é convidado para palestrar com assuntos muito importantes para a efetivação do tratamento e dicas relacionadas ao tabaco, saúde e vida saudável sem tabaco, como fisioterapeutas, médicos, nutricionista, educador físico, psicóloga, farmacêutico. Temos também o material fornecido pela nossa regional de saúde como panfletos e livrinhos que ajudam muito a esclarecer e ajudar nossos pacientes, que são distribuídos seguindo os temas propostos para o encontro. Ao iniciar as atividades, todos os pacientes são avaliados pelo médico do PSF para adequar o tratamento às condições de saúde dos mesmos, sendo prescrito o tratamento medicamentoso e de correlatos. Os insumos são distribuídos para uso quinzenal, fidelizando o paciente à participação nos encontros.
Avaliação médica no início e fim do grupo. Avaliação dos exames clínicos. Acompanhamento domiciliar dos ACSs dos pacientes participantes dos grupos. Os pacientes recebem visitas semanais das ACSs para acolher as queixas e pontuações feitas pelos pacientes participantes do grupo, reforçando a importância da participação dos encontros. O acompanhamento clínico paralelo é feito pela médica do PSF com consultas mensais e realização de exames quando necessário.
O tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças sendo responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema, 25% das mortes por derrame cerebral. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todo ano mais de cinco milhões de pessoas morrem no mundo por causa do cigarro. E, em 20 anos, esse número chegará a 10 milhões se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuar aumentando. Não só o fumo ativo, mas o passivo também aumenta os riscos de doença. Sete não fumantes morrem por dia em consequência do fumo passivo. O tabagismo passivo aumenta em 30% o risco para câncer de pulmão e 24% o risco para infarto. Diante dessa realidade, a equipe de farmacêuticos municipais implantaram o grupo antitabagismo no município, já que temos grande maioria de idosos na nossa população e estimamos que 30% da população do município é tabagista crônico.
O grupo antitabagismo é de grande importância para os pacientes que passam por dificuldades de abandonar o vício, muitas pessoas estão contentes com a ajuda oferecida nos grupos, a cada 15 dias um novo assunto, conselhos e dicas para abandonar o vicio, pacientes acompanhados por profissionais capacitados a ajudar e esclarecer duvidas frequentes. Os grupos tem duração de 3 meses e ao final percebemos a felicidade dos pacientes em conseguir abandonar o vicio, restabelecer vínculos familiares saudáveis, economia financeira e melhora das condições de saúde.
Av. Francisco Campos, 27 - Centro, Córrego Danta - MG, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO