Córrego Danta livre do tabaco: um desafio de sucesso

Finalidade da experiência: reduzir a prevalência de fumantes, e a consequentemente mortalidade por doenças tabaco relacionadas. Promover a saúde da população através de hábitos de vida saudável. Ofertar a população a oportunidade de tratamento contra vício do tabaco- Reduzir condicionalidades de agravos à saúde relacionados ao tabagismo.

O grupo foi criado após levantamento dos ACS, no município, dos tabagistas crônicos e com comorbidades relacionadas ao fumo, criando grupos de 30 pacientes à cada 3 meses. O grupo acontece a cada 15 dias, coordenado pelos farmacêuticos do programa Farmácia de Minas e a cada encontro um profissional da saúde é convidado para palestrar com assuntos muito importantes para a efetivação do tratamento e dicas relacionadas ao tabaco, saúde e vida saudável sem tabaco, como fisioterapeutas, médicos, nutricionista, educador físico, psicóloga, farmacêutico. Temos também o material fornecido pela nossa regional de saúde como panfletos e livrinhos que ajudam muito a esclarecer e ajudar nossos pacientes, que são distribuídos seguindo os temas propostos para o encontro. Ao iniciar as atividades, todos os pacientes são avaliados pelo médico do PSF para adequar o tratamento às condições de saúde dos mesmos, sendo prescrito o tratamento medicamentoso e de correlatos. Os insumos são distribuídos para uso quinzenal, fidelizando o paciente à participação nos encontros.

Avaliação médica no início e fim do grupo. Avaliação dos exames clínicos. Acompanhamento domiciliar dos ACSs dos pacientes participantes dos grupos. Os pacientes recebem visitas semanais das ACSs para acolher as queixas e pontuações feitas pelos pacientes participantes do grupo, reforçando a importância da participação dos encontros. O acompanhamento clínico paralelo é feito pela médica do PSF com consultas mensais e realização de exames quando necessário.

O tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças sendo responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema, 25% das mortes por derrame cerebral. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todo ano mais de cinco milhões de pessoas morrem no mundo por causa do cigarro. E, em 20 anos, esse número chegará a 10 milhões se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuar aumentando. Não só o fumo ativo, mas o passivo também aumenta os riscos de doença. Sete não fumantes morrem por dia em consequência do fumo passivo. O tabagismo passivo aumenta em 30% o risco para câncer de pulmão e 24% o risco para infarto. Diante dessa realidade, a equipe de farmacêuticos municipais implantaram o grupo antitabagismo no município, já que temos grande maioria de idosos na nossa população e estimamos que 30% da população do município é tabagista crônico.

O grupo antitabagismo é de grande importância para os pacientes que passam por dificuldades de abandonar o vício, muitas pessoas estão contentes com a ajuda oferecida nos grupos, a cada 15 dias um novo assunto, conselhos e dicas para abandonar o vicio, pacientes acompanhados por profissionais capacitados a ajudar e esclarecer duvidas frequentes. Os grupos tem duração de 3 meses e ao final percebemos a felicidade dos pacientes em conseguir abandonar o vicio, restabelecer vínculos familiares saudáveis, economia financeira e melhora das condições de saúde.

Principal

Leandro José Baia Pinto Ferreira

leandrojosebaia@hotmail.com

Coautores

Leandro José Baia Pinto Ferreira

A prática foi aplicada em

Córrego Danta

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde

Av. Francisco Campos, 27 - Centro, Córrego Danta - MG, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Leandro José Baia Pinto Ferreira

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

01 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas