- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
O Programa Nacional de Imunização (PNI) reconhecido internacionalmente como uma das ações mais efetivas em saúde pública atualmente por meio do Calendário Nacional de Vacinação distribui gratuitamente 19 vacinas para a população, sendo 14 para crianças. As baixas coberturas alcançadas para as principais vacinas representam uma ameaça real de retorno de doenças comuns no passado, algumas, inclusive, já eliminadas. Para manter a vacinação de seu filho em dia, uma mãe precisa comparecer no mínimo nove vezes aos serviços de saúde, o funcionamento das unidades de saúde, apenas em horário comercial, prejudica o comparecimento, principalmente para os responsáveis que trabalham fora. Adultos também encontram dificuldades em atualizar seu cartão de vacina, pois do mesmo modo desenvolvem suas funções laborais durante horário comercial.
Melhorar o acesso ao serviço de vacinação para a população e consequentemente aumentar a cobertura vacinal no município de Tapurah. A Secretaria Municipal de Saúde centralizou a sala de vacina numa única unidade de saúde, sendo essa estrutura de fácil acesso. A unidade escolhida está em local estratégico no município, com estrutura anexa ao Hospital Municipal. A Secretaria de Saúde, juntamente com a equipe técnica, considerou a proposta do horário de atendimento estendido, a otimização das vacinas com apresentação em frascos multidoses, o dimensionamento da equipe de vacinadoras e o aumento no número de atendimentos, e optaram por centralizar todas as ações de imunização. A equipe realizou a divulgação da mudança na logística de vacinação junto aos usuários por meio da mídia local e em todas as unidades de saúde. Foi realizada reunião com o Conselho de Saúde para explanação dos benefícios dessa centralização, e a estrutura física foi adaptada com mobiliários e equipamentos padronizados pelo PNI.
A centralização da sala proporcionou aos usuários horário de atendimento diferenciado, das 07 às 18 horas, inclusive no horário de almoço. Esse horário totaliza em horas trabalhadas mais de 15 horas adicionais por semana, resultando no aumento dos atendimentos para vacinação. Além disso, foi possível a otimização dos frascos de vacinas multidoses e dos equipamentos de refrigeração da estrutura física onde a sala dispõe de grupo gerador que mantém os equipamentos em temperatura recomendada, caso acabe a energia elétrica. A sala centralizada também dispõe de responsável técnico e, estando anexa ao hospital, todo e qualquer evento adverso grave relacionado à vacinação pode ser prontamente avaliado e atendido pela equipe multiprofissional. A educação em saúde é possível com a viabilização de capacitação permanente da equipe, inclusive considerando as constantes atualizações em vacinas e implementação de procedimento operacional padrão (POP) de imunização. Sobre a economia em recursos financeiros, foi possível em 8 meses de funcionamento economizar com a manutenção dos aparelhos de refrigeração e recursos humanos um montante de 50 mil reais. Tal economia foi utilizada na aquisição de uma câmera refrigerada conforme recomenda o PNI.
Avenida das Flôres, 711 - Cristo Rei, Tapurah - MT, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO