Aperfeiçoamento do processo de gerenciamento do programa do tratamento fora do domicílio de Santa Luzia do Pará

O contexto nacional, estadual e principalmente o municipal que vivemos nos últimos anos nos fez repensar como construir alternativas para os nossos problemas estratégicos. Este trabalho que tem o título já citado representa o novo momento de qualificação da gestão municipal e exemplifica como vemos os nossos problemas e como construímos nossas soluções de alto impacto resolutivo, de baixo custo de implantação e manutenção, e de alta aceitabilidade pelos nossos servidores. Usamos para o projeto piloto o ambiente da coordenação do TFD porque este lida com o aspecto financeiro, lida com o acompanhamento da assistência especializada lida também com o aspecto epidemiológico, lida com o aspecto de sentinela para a coordenação de atenção básica e lida com o aspecto da judicialização da assistência ao usuário. Contudo, os resultados gerenciais estavam aquém da exigência da nova gestão e este apresentação visa apresentar os resultados preliminares desta iniciativa.

Os objetivos deste projeto são: aumentar a transparência dos dados e a acessibilidade deles ao gestor, aumentar a confiabilidade do processamento de dados, permitir a avaliação epidemiológica dos dados, melhorar o acompanhamento do usuário e garantir A metodologia usada foi, explicada como uma sequência de momentos, a seguinte: primeiro fizemos uma avaliação das técnicas utilizadas pelos servidores do setor com relação ao cadastramento de usuários, o registro das evoluções, a geração de recibos de pagamento e a emissão de relatórios. Segundo, verificamos a integração da coordenação do TFD, o setor financeiro e o setor de processamento do SIA. Terceiro: de posse da avaliação de resultados, verificamos a necessidade de redesenhar o processamento incluindo novas etapas, e a necessidade de se implantar um sistema de informação próprio de gerenciamento. Quarto: implantação efetiva do modelo e acompanhamento dos resultados.

Os resultados foram: com a implantação de novas etapas, aumentamos a confiabilidade do processamento das evoluções quando detectamos previamente 5 divergências entre valores os resultados do processamento das evoluções e dos pagamentos agora são comparáveis os dados do processamento das evoluções e do processamento do SIA agora são comparáveis emitimos relatórios epidemiológicos promovendo a definição de estratégias de intervenção implantamos relatórios de perfil de pagamentos pagos e pendentes para cada usuário para apresentação ao Ministério Público a metodologia usada se mostrou replicável para implantação no departamento de atenção especializada e por fim, introduzimos a visão estratégica de resultados na Coordenação do PTFD. Os resultados alcançados são prévios, apesar de serem bem sucedidos, porque entendemos que o projeto ainda está sendo escrito e precisamos avaliar o sucesso de alguns pontos. Contudo, somente o que já temos permitirá a reformulação do planejamento estratégico da secretaria na medida em que percebemos que estamos no caminho certo: a integração da qualificação da gestão, das pessoas e das técnicas. Aprender a aprender é o próximo passo de Santa Luzia do Pará, rumo a escrever uma nova história.

Principal

Jefferson Bentes De Carvalho

jeffbentes@hotmail.com

Coautores

Manoel Messias Rebouças De Carvalho

A prática foi aplicada em

Santa Luzia do Pará

Pará

Norte

Esta prática está vinculada a

Av. Pres. Castelo Branco, 635, Santa Luzia do Pará - PA, 68644-000, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Manoel Messias Rebouças De Carvalho

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

23 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

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