Andradas é um município situado no sul de Minas Gerais, na fronteira com o estado de São Paulo. Essa localização geográfica nos coloca entre cidades que convivem diariamente com grandes surtos de doenças transmitidas por vetores, como a dengue, zika, chikungunya. Concluímos que o trabalho de prevenção era essencial. Assim, focados na mobilização social, resolvemos trabalhar com as crianças, os jovens e adolescentes, a fim de por meio da conscientização desses realizar todas as mudanças de hábitos que nossa cidade precisava. A equipe de endemias, em parceria com as escolas, montou um esquema estruturado de atividades lúdicas, práticas pedagógicas a fim de demostrar para os alunos a importância e as obrigações de um agente de endemias e os convidou para que se tornassem agentes mirins de combate a endemias. Aceita a proposta, começamos com a formação, que incluía aulas teóricas, práticas, debates, oficinas de proposição de ideias de intervenção, entre outras.

Os resultados de todo esse trabalho foi muito positivo ficando claro que quando se investe na conscientização e na formação de cidadãos, conseguimos alterar realidades bem complicadas, que o engajamento desse público é fundamental para a construção do resultado desse trabalho. Foi a comprovação de que precisamos informar, conscientizar e dividir responsabilidades com a população e que a mobilização desse público é fundamental para a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.

Deixamos uma realidade em 2015 de 840 casos confirmados de dengue para 80 casos em 2016 e 0 em 2017, que com certeza se deve ao trabalho de conscientização da população, e nesse projeto, especialmente através das crianças. O projeto “agentes mirins de combate às endemias” resultou na prevenção da instalação de novos focos para a criação dos mosquitos, além de contribuir para o bem do meio ambiente por meio da sustentabilidade.

Principal

Daniele Cazarotto Delavia

vigilanciasaude@andradas.mg.gov.br

Coautores

Aldo Fernandes

A prática foi aplicada em

Andradas

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Márcia Fernandes de Andrade Gonçalves

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

03 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas