Finalidade da experiência: trazer o adolescente para dentro da unidade básica de saúde, tê-lo como amigo e companheiro desenvolvendo atividades que sejam de seu interesse, que os tornem mais habilidosos na vida social, cultural, educacional e que possam repassar os ensinamentos além das fronteiras da unidade e de suas casas. Essas habilidades citadas são desenvolvidas através da dança, música, rodas de conversa, teatro, cursos profissionalizantes e oficinas de leitura. Dinâmica e estratégia dos procedimentos usados: o encontro oficial é na segunda-feira à noite, nesses encontros são realizados rodas de conversa com temas variados voltados para a adolescência, ensaios de atividades agendadas, cinema, estratégias de apresentações, e os adolescentes saem da unidade com o roteiro (programação) das atividades a serem desenvolvidas durante a semana, a adesão do grupo às estratégias é um grande sucesso, as invés de semanalmente, como era o previsto no início do projeto, os adolescentes estão na unidade de saúde diariamente, fazendo uso do auditório para ensaios, leituras, conversas e estudos. Indicadores, variáveis e coleta de dados: para o grupo ser fundado, fizemos um levantamento de dados com os adolescentes da vila e assentamentos, detectamos seus desejos e ansiedades. Com os resultados obtidos, formamos os subgrupos que hoje são: dança, teatro, música, oficinas e cursos profissionalizantes. Observações, avaliação e monitoramento: a cada encontro os adolescentes verbalizam o que estão gostando, suas necessidades futuras, já pensando nos próximos passos para implementação das nossas atividades .Como também através de avaliações periódicas, discussões de grupo e caixa de sugestões.

O projeto adolescentes em ação surgiu após estudar o perfil dos adolescentes da Vila Dezesseis, uma comunidade de zona rural e constatar que eles têm grandes habilidades a serem desenvolvidas e esperavam por uma oportunidade de mostrar os seus talentos. A unidade básica de saúde da família 5, com toda a equipe reunida e engajada, inaugurou o programa em setembro de 2013. Assim, o grupo adolescentes em ação, é composto por adolescentes da própria Vila e assentamentos e desenvolvem aulas de dança, teatro, música, oficinas de leitura, cursos profissionalizantes (em parceria com a Secretaria de Asistência Social) e grupos de estudos. Os encontros oficiais são semanais, segunda-feira no período noturno. Os adolescentes e os profissionais da unidade reúnem-se para conversar sobre temas variados e sobre as atividades a serem desenvolvidas.

Sabe-se que desde o ano de 2009, quando foram estabelecidas as diretrizes da política de atenção integral à saúde do adolescente, observamos que há uma escassez de trabalhos referentes à área em questão. Cabe salientar que a necessidade de estabelecer nesse público uma efetiva instituição de subsídios de prevenção e promoção à saúde. Esperamos que tal ação sirva como motivação e modelo para práticas em outras municipalidades e estímulo aos profissionais incumbidos do dever de fazer saúde, inovando suas ações com métodos lúdicos. O grupo adolescentes em ação é o orgulho de toda comunidade da Vila Dezesseis e do município de Augustinópolis (TO), os pais ou responsáveis demostram e verbalizam a satisfação de verem seus filhos entusiasmados com as atividades propostas, com as apresentações culturais que já são sucesso em Augustinópolis e alguns municípios vizinhos. Os adolescentes ocupam o seu tempo com a vida escolar e as atividades do grupo, afastando-os das drogas, do álcool, da violência e do desamparo social.

Principal

Yatha Anderson Pereira Maciel

Coautores

Yatha Anderson Pereira Maciel

A prática foi aplicada em

Augustinópolis

Tocantins

Norte

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Yatha Anderson Pereira Maciel

Conta vinculada

04 dez 2015

CADASTRO

27 jun 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas