- Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Elaine Cristina Fontes
- 25 out 2024
O município de Mirangaba tem um território muito amplo, com população rarefeita e a ligação da sede do município, onde está localizado o Caps 1 Mirangaba, os demais distritos e povoados são compostos de estradas de terra, sem transporte coletivo regular, dificultando a presença semanal da maioria dos usuários ao Caps, que chegam ao número de 800, aproximadamente, quando a recomendação da portaria que estabelece a implantação dos Caps 1 de até 160. A equipe do Caps de Mirangaba propõe as Estratégia Saúde da Família (ESF) o movimento de capacitar e estruturar os territórios, equipes e comunidades, para esse autocuidado em atenção psicossocial, desde a atenção ao usuário em crise, fluxo, adesão ao tratamento ou transferência de protocolo de saúde mental, optando por o uso de tecnologia leve, evitando maiores custos, humanizando o cuidado e evitando a dependência de especialistas nos casos com PTS estruturados previamente pelo Caps.
Transferir protocolo de saúde mental na atenção básica, todo esse movimento aponta para à territorialização do cuidado em saúde mental, quebra de preconceito e autonomia do cuidado, evitando o modelo hegemônico de saúde. A prática no Caps itinerante será semelhante a do dia de “atenção multiprofissional” do Caps Mirangaba, com as seguintes ações: acolhimento coletivo com classificação de risco, atendimento compartilhado pós-consulta, atividades corporais, mentais e de informação sobre diversos temas que facilitem a adesão ao tratamento e tirem dúvidas de usuários e familiares. Visitas domiciliares e capacitação dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) para escuta qualificada dos usuários do serviço e para o matriciamento da atenção primária. Estará presente toda a equipe do Caps, ESF, Nasf.
Evitar ou interceptar as possíveis crises psiquiátricas no início, sem necessidade de deslocamentos longos e difíceis ou internações. Estreitamento das relações entre atenção básica e as equipes do Caps e Nasf, e fortaleceremos a autonomia, propondo a corresponsabilidade entre equipe de saúde, usuário e familiares. Buscamos implantar espaços de práticas corporais, mentais e artísticas, valorizando o saber e a cultura de cada lugar. Conseguindo territorializar o cuidado de saúde mental nos lugares mais distantes da sede do município, consequentemente do Caps Mirangaba, temos mais eficácia no cuidado oferecido a esses cidadãos, com acompanhamento mais próximo, fortalecendo o vínculo da ESF com os usuários e familiares, facilitando o acesso e reduzindo o custo para todos.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO