O Projeto de Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde (Proadess) tem como objetivo contribuir para o monitoramento e avaliação do sistema de saúde brasileiro, ao produzir subsídios para o planejamento de políticas, programas e ações de saúde para gestores de todas as esferas administrativas e disseminar informações sobre o desempenho do SUS nos seus distintos âmbitos.
Conceitualmente, considera que o desempenho do sistema de saúde brasileiro deve ser analisado em um contexto político, social e econômico que traduza a sua história e a sua conformação atual, seus objetivos e suas prioridades. Dentro desse cenário, devem ser identificados os determinantes associados aos problemas de saúde tidos como prioritários, evitáveis e passíveis de intervenção, cuja apreciação deve ser feita considerando o seu impacto em diferentes grupos sociais. A caracterização desses problemas de saúde em termos de morbidade, mortalidade, limitação de atividade física e qualidade de vida associada conforma uma segunda dimensão da avaliação, que permite conhecer a magnitude dos problemas e a sua expressão em diferentes regiões geográficas e grupos sociais. Esse perfil de morbimortalidade, que expressa as necessidades de saúde, deve orientar a estrutura do sistema de saúde (condução, financiamento e recursos) que, por sua vez, condiciona as possibilidades de melhor ou pior desempenho dos serviços de saúde, objeto central da avaliação, incluindo as subdimensões acesso, efetividade, eficiência, adequação, continuidade, segurança do paciente, aceitabilidade e respeito aos direitos das pessoas.
Atualmente, o portal disponibiliza análises e estudos sobre o tema, bem como séries históricas de indicadores atualizadas anualmente (cujos períodos variam de acordo com as fontes de dados), gráficos e mapas temáticos para a avaliação do desempenho do sistema de saúde brasileiro relativos a diferentes abrangências geográficas: Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Regiões de Saúde e Municípios. Os indicadores foram construídos a partir de base de dados dos sistemas nacionais de informação em saúde, dos Censos Demográficos, e de inquéritos domiciliares. As definições, métodos de cálculo, fontes, e outras informações, são apresentadas nas fichas técnicas disponíveis para cada indicador. A proposição de novos indicadores, por sua vez, considera iniciativas internacionais e nacionais e a disponibilidade de dados.
O Proadess tem como público-alvo gestores de políticas e programas de saúde, instituições de ensino e pesquisa e a sociedade civil.
Para saber mais, acesse: https://www.proadess.icict.fiocruz.br