Tuberculose tem prevenção, tratamento e cura: conheça as práticas da IdeiaSUS

IdeiaSUS destaca experiências bem-sucedidas de enfrentamento de antiga doença e atual problema de saúde pública

Leitura: 2 minutos
Foto: Acervo IdeiaSUS Fiocruz

Uma doença infecciosa transmissível, principalmente entre a população mais vulnerável, que, mesmo com medidas de prevenção e tratamento disponíveis, causou número recorde de mortes no Brasil, no ano de 2021: cinco mil óbitos. A tuberculose, agravada pela pandemia da Covid-19, que provocou a redução de notificações, segue sendo um importante problema de saúde pública tanto – mas especialmente – no Brasil quanto no mundo inteiro. Por aqui, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência desta enfermidade. No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por conta da tuberculose, e a doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais.

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado em 24 de março, a Plataforma IdeiaSUS Fiocruz destaca mais de 30 práticas exitosas de prevenção e tratamento desta doença, responsável, em 2022, pelo adoecimento de cerca de 78 mil pessoas no Brasil (clique aqui para conhecer todas as práticas). O número representa um aumento de 4,9% em relação à 2021, segundo informações de uma edição especial do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado por ocasião do lançamento da Campanha Nacional de Combate à Tuberculose, no ano passado, voltada para a importância de medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento correto.

A iniciativa focaliza as populações prioritárias e mais vulneráveis para doença, como pessoas em situação de rua, pessoas privadas de liberdade, pessoas vivendo com HIV/aids, imigrantes e comunidades indígenas. Tem, ainda, como uma das principais formas de proteção contra casos graves da tuberculose a vacina BCG, recomendada pelo Calendário Nacional de Vacinação logo após o nascimento. De acordo com a pasta da Saúde, nos últimos anos, houve uma redução importante da cobertura vacinal. Até 2018, o índice de vacinação se mantinha acima de 95%. A partir de 2019, a cobertura não ultrapassou os 88%. Essa queda representa aumento do risco de transmissão da doença, e retomar a alta cobertura vacinal é fundamental para a eliminação da tuberculose no Brasil.

A seguir, uma pequena seleção de dez exitosas experiências sobre a temática que integram o banco de práticas da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz.

1) A descentralização das ações de controle da tuberculose no município de Volta Redonda

2) Novos horizontes para a educação permanente em saúde: alcançando as necessidades do SUS

3) Vacinação itinerante e ações nas escolas do município

4) Otimização de doses da vacina BCG: aplicação por microrregiões

5) Implementação do Centro de Saúde do Município de Biritinga: uma estratégia de construção no fortalecimento das ações de imunização

6) Estratégias no alcance das coberturas vacinais em menores de dois anos em um município de pequeno porte no interior de Goiás

7) BCG na maternidade

8) ATHIS Casa Saudável

9) Saúde Prisional: uma possibilidade exitosa no âmbito do SUS

10) A atuação da equipe de Saúde Prisional na Penitenciária Estadual de Alcaçuz: um relato de experiência

As mais de 30 práticas de combate à tuberculose estão aqui: https://ideiasus.fiocruz.br/palavra-chave/tuberculose/

Por Katia Machado (Plataforma IdeiaSUS Fiocruz), com informações do Ministério da Saúde

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também