Olá,

Visitante

Censo das Unidades Básicas de Saúde: saiba como preencher o questionário

Gestores municipais têm até 31 de julho para responder ao levantamento que busca entender as necessidades dos profissionais e usuários de 48 mil UBS

Leitura: 3 minutos
Foto: Acervo IdeiaSUS Fiocruz

O questionário do Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde (UBS) está aberto em todo território nacional. Gestores municipais têm até o dia 31 de julho para acessar o sistema e-Gestor e responder às 150 perguntas, dirigidas a um respondente por UBS, em conjunto com sua equipe. Das 48 mil UBS cadastradas, somente 6.920 responderam o questionário até o momento, informa o Ministério da Saúde, responsável pela coordenação do levantamento.

O censo quer entender as necessidades dos profissionais e usuários das cerca de 50 mil UBS em todo o Brasil, identificando as áreas prioritárias para investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e as demandas dos trabalhadores das unidades e dos gestores locais, em relação à infraestrutura, aos insumos, aos equipamentos e à oferta de ações e serviços. “O censo não é uma pesquisa de avaliação dos serviços das UBS. Os resultados não serão utilizados para geração de scores de classificação ou ranqueamento entre os municípios e suas respectivas unidades”, pondera Felipe Proenço, secretário de Atenção Primária à Saúde.  A intenção, segundo Proenço, é coletar informações detalhadas que servirão de base para orientar investimentos e a construção de políticas e programas públicos, fortalecendo a infraestrutura e os processos da atenção primária. Ele realça que não haverá incentivo financeiro aos municípios que aderirem ao recenseamento.

Como acessar o questionário?

O  gestor municipal acessará a plataforma e-Gestor. A permissão do acesso é feita somente com o login Gov.br e necessita da anuência do gestor municipal (manifestação de interesse), realizada dentro do sistema “Gerencia APS” no e-Gestor. Após a manifestação de interesse (adesão), a plataforma será liberada para cadastrar os responsáveis e responder ao Censo das UBS. A Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) recomenda que seja escolhido um respondente por UBS do município, preferencialmente, o gerente/coordenador da unidade ou o profissional da área de saúde com amplo conhecimento sobre a estrutura e as ofertas de serviços.

O questionário do Censo Nacional poderá ser respondido por etapas, permitindo ao respondente salvá-lo, continuar a responder em outro momento e editar as respostas anteriores, quantas vezes for necessário, até o prazo de encerramento.  Será possível, também, fazer o download e a impressão do questionário. Dessa forma, o respondente poderá preencher em papel, junto com os demais integrantes da equipe da UBS e, posteriormente, inserir as respostas na plataforma.

Manifestação de interesse

Para os municípios que ainda não manifestaram interesse, ainda há tempo. O link para acessar a manifestação de interesse é https://acesso-egestoraps.saude.gov.br/login.

A aplicação do Censo Nacional das UBS será singular para o estado do Rio Grande do Sul. Os municípios deverão ter todo o cuidado nesse momento de reconstrução. Os prazos serão diferenciados para responder ao questionário, bem como terá um módulo específico para orientar os gestores nas respostas aos questionários para aqueles municípios que tiveram UBS atingidas pelas inundações recentes.

Material de Apoio

O Ministério da Saúde produziu quatro vídeos que instruem a navegação na plataforma e-Gestor explicando como fazer a manifestação de interesseo cadastro do respondente do censo das UBSpara detalhar as informações disponíveis no painel do gestor; e para mostrar como é o acesso do respondente ao questionário.

Outro material técnico de apoio para a operacionalização do censo é o Manual de Orientações – Utilizando o Sistema do Censo Nacional das UBS (passo a passo) e o manual para instruir o preenchimento das respostas do questionário. É possível também acessar o FAQ, com as principais dúvidas sobre o tema.

Acesse ao material completo, clicando sobre os links abaixo.

Suporte

O Ministério da Saúde também disponibiliza canais de suporte em tempo real:

Por Vanessa Rodrigues (Ministério da Saúde)

Conteúdo Relacionado

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Palavras-chave

Você pode se interessar também