Trata-se de espaço de encontro e intercâmbio de experiências e conhecimentos em saúde e ambiente. Busca dar visibilidade e publicidade às práticas de saúde desenvolvidas por trabalhadores e gestores da saúde.
O cenário de implementação da política pública de saúde no Brasil, tem apontado a necessidade de fortalecimento dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde como resposta as demandas e necessidades de saúde da população e frente as responsabilidades sanitárias de cada ente federado. A força e a capilaridade do SUS diante das adversidades demonstram seus avanços e sua capacidade estratégica e operacional, capaz de garantir a universalização do acesso, a organização das redes de cuidado, hierarquizadas e regionalizadas e a transformação resiliente das condições de saúde do país.
Como estratégia institucional, seu compromisso e defesa do SUS, a FIOCRUZ através do Programa IdeiaSUS, tem desenvolvido ações de alimentação e retroalimentação da sua relação interfederativa com órgãos governamentais do SUS e as parcerias junto sociedade civil do campo da saúde pública, com o objetivo de potencializar as práticas de saúde vivenciadas no cotidiano do SUS, a partir da socialização do conhecimento, saberes e tecnologias, para o fortalecimento do protagonismo dos diversos atores representantes dos segmentos de gestores, trabalhadores e usuários que desenham e operacionalizam as políticas de saúde, nos diversos territórios de saúde do país.
Nesse contexto criamos a CoP – Comunidade de Práticas: Saúde e Ambiente do Programa IdeiaSUS FIOCRUZ, produto do Projeto IdeiaSUS Curadoria em Saúde, o desafio de apoiar, qualificar e multiplicar práticas e soluções em saúde do Programa Inova Gestão da Fiocruz.
Trata-se de espaço de encontro, comprometida com a dimensão da construção e intercâmbio de experiências e conhecimento. Espaço de participação, de sujeitos que disponibilizam suas vivências e saberes com características próprias, identidades regionais e culturais adequadas as realidades assim implementando práticas inovadoras no contexto local. São trocas, diálogos, compartilhamentos, escutas cidadãs, pesquisas, relatos, narrativas que produzem e dinamizam processos criativos, alternativas e tecnologias para o SUS – Sistema Único de Saúde. É um espaço Web, porém o foco é presencial: em quem e como se realiza a prática de saúde e ambiente no SUS.
A Comunidade convida para o aprendizado no encontro e sua potência de criação, considerando a pluralidade e a transversalidade do conhecimento como uma aposta para a efetiva construção de uma rede colaborativa e comunicativa em saúde. As atividades já contam com parceiros institucionais como o CONASS, CONASEMS, COSEMS Rio de Janeiro, COSEMS Paraíba, Universidade Federal da Paraíba, e o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Práticas Integrativas em Saúde fruto de cooperações técnicas, que já vivenciam atividades de Curadora em Saúde, entre outras, dinamizando as relações e a produção do conhecimento. Contando também com a efetiva colaboração de parceiros internos da Fiocruz como, a VídeoSaúde, o Centro de Estudos Estratégicos, a Fiocruz Brasília, o Núcleo de Saúde Mental Fiocruz Brasília e o ObservaPICS/Fiocruz PE.
Pelos caminhos indissociáveis da gestão e do cuidado em saúde, a Comunidade de Práticas estará em permanente “roda”, num convite à contribuição, reconhecimento, replicação e inspiração para novas histórias! Contadas e democratizadas por todos os participantes para a gestão coletiva do conhecimento produzido no cotidiano do SUS.
A CoP se inspira no desafio de dar visibilidade, publicidade e divulgação para as práticas de saúde desenvolvidas por trabalhadores e gestores da saúde realizadas nos diversos territórios do Brasil, com o objetivo de se ampliar e disseminar conhecimento, na perspectiva de constituir-se como um espaço interativo e de partilha de informações.
Participem e sejam muito bem vindos!!!