A seção Prática do Dia destaca o estudo que analisou 1.988 registros de acidentes envolvendo motociclistas, entre janeiro de 2023 e julho de 2025, na cidade de Volta Redonda (RJ), considerando variáveis como sexo, idade, ocupação, horário e sazonalidade.
Realizado por um grupo de profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Médio Paraíba, o levantamento foi motivado pelo aumento da frota de motocicletas no município que elevou a incidência de acidentes e a demanda pelos serviços de saúde, impactando diretamente a saúde pública.
Os resultados mostraram predominância de homens (78%) e maior incidência entre jovens de 18 a 40 anos (75,6%), com destaque para motoboys (35%). Mais da metade das notificações, porém, não trouxeram a ocupação, indicando uma subnotificação de acidentes de trabalho.
Os dados evidenciaram a necessidade de estratégias preventivas intersetoriais, incluindo educação no trânsito, fiscalização, promoção da saúde do trabalhador e melhorias na infraestrutura urbana.
Em resposta, portanto, o município implementou iniciativas como pontos de apoio para motoboys, monitoramento por câmeras, cursos de pilotagem segura, blitz educativas e projetos voltados à formação de crianças e adolescentes, visando formar futuros condutores mais conscientes.
Conheça mais sobre essa prática transformadora aqui.
Por: Ana Karolina Carvalho (jornalista e bolsista IdeiaSUS Fiocruz)