VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR: PROMOÇÃO DA SAÚDE E BEM-ESTAR DO FUNCIONALISMO PÚBLICO.

O presente relato de experiência aborda a temática da saúde mental dos trabalhadores da rede pública municipal de São Sebastião do Umbuzeiro-PB. Iniciado em setembro de 2024, o projeto tem como objetivo fortalecer os vínculos intersetoriais entre as secretarias municipais e promover a saúde mental e física dos servidores públicos. A iniciativa também visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do desempenho profissional dos servidores. Diante do aumento dos casos de suicídio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a recomendar a realização de campanhas de prevenção e conscientização. Essas campanhas têm sido desenvolvidas de diferentes formas, incluindo palestras realizadas em escolas e unidades de saúde na região do Cariri Paraibano. Órgãos como a Secretaria de Saúde da Paraíba, UFPB, UFCG, UEPB e o Hospital de Trauma de João Pessoa contam com redes de atenção psicossocial que realizam importantes ações de prevenção e cuidado relacionados ao suicídio. Essa rede inclui diversos pontos de articulação e atendimento à população, como o SAMU, salas de estabilização, UPAs 24h, unidades básicas de saúde, CAPS e ambulatórios de saúde mental.

A campanha “Setembro Amarelo” conta com o apoio de entidades como a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Centro de Valorização da Vida (CVV), além de celebridades e influenciadores digitais que ajudam a disseminar informações sobre a prevenção ao suicídio. Diante disso, a equipe de Vigilância em Saúde do Trabalhador identificou a necessidade de abordar o tema “Valorização da Vida”, com foco na promoção da saúde mental e na prevenção do suicídio. Para isso, foi articulada uma série de ações durante uma semana alusiva ao Setembro Amarelo, com foco no público trabalhador, tanto em seu ambiente de trabalho quanto de forma intersetorial, em parceria com outras secretarias e comunidades religiosas. As ações incluíram: Palestras e oficinas sobre saúde mental, estresse, ansiedade e depressão Atividades de lazer e bem-estar, como yoga, meditação e caminhadas Distribuição de materiais educativos e informativos sobre saúde mental e prevenção do suicídio.

Com base na metodologia adotada, houve um alto índice de adesão às atividades propostas, com a participação de cerca de 80% dos servidores públicos municipais e estaduais. Seguindo o calendário de campanhas do Ministério da Saúde, foram desenvolvidas outras ações temáticas voltadas ao público trabalhador, tais como: ● Outubro Rosa: momento de cuidados e bem-estar com apoio da Secretaria de Assistência Social, oferecendo serviços às profissionais do município ● Novembro Azul: realização de um pedal solidário em parceria com o grupo “Na Sombra do Umbuzeiro”, encerrado com uma roda de conversa sobre a importância da atividade física na saúde masculina ● Semana de Conscientização sobre LER/DORT: caminhada e atividade funcional com educador físico para o público da Academia da Saúde. Com base na percepção da necessidade de ampliação do projeto, foi criado um formulário com perguntas sobre o tema “Saúde do Trabalhador”, disponibilizado via grupos de WhatsApp. A coleta desses dados possibilitou a articulação de novas ações, incluindo a realização de exercícios funcionais monitorados semanalmente na UBS, conduzidos por educador físico.

A promoção de momentos voltados à saúde mental e física dos servidores públicos tem papel fundamental na melhoria do bem-estar social, físico e psicológico dos trabalhadores de São Sebastião do Umbuzeiro. A implantação desse programa não se limita à prevenção do suicídio, mas busca fomentar ações contínuas de qualidade de vida para o público-alvo, gerando transformações significativas em sua rotina. Para que essa transformação seja efetiva, é fundamental envolver todos os atores na construção e participação das ações propostas. Além disso, é essencial preservar e priorizar os espaços públicos destinados à promoção da saúde do trabalhador e à ressignificação de suas vivências, prevenindo que este se torne mais um número nas estatísticas de suicídio. Tais espaços não apenas oferecem oportunidades de fortalecimento da saúde mental e do bem-estar, como também promovem o sentimento de pertencimento e valorização da vida. Portanto, ao investir na saúde do trabalhador e na valorização da vida, estamos contribuindo para a construção de uma sociedade mais saudável, com atenção integral e sustentável às necessidades da população.

autor Principal

raqhel Silva brito

raqhel.silva@gmail.com

coordenador da vigilância em Saúde

Coautores

Lucas Tadeu Feitosa Bezerra, Marcos Venicio Martins Neves Herica Maria Texeira Medeiros Elio Caio Feitosa Ventura Helyanna de Siqueira Pereira

A prática foi aplicada em

São Sebastião do Umbuzeiro

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

São Sebastião do Umbuzeiro, PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Raqhel Silva Brito

Conta vinculada

02 abr 2025

CADASTRO

02 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

20 set 2024

inicio

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

unblocked games + agar.io