Olá,

Visitante

Utilizando As Políticas de Saúde na Qualificação dos Profissionais da Atenção Básica em Sitio Novo do Tocantins – uma Experiencia Que Deu Certo.

FINALIDADE DO TRABALHO: O trabalho tem como finalidade organizar o processo de trabalho criando espaços para o estabelecimento do diálogo e da negociação entre os atores, profissionais e gestores, das ações e serviços do SUS no município. E ainda identificar as necessidades para a construção de estratégias e de políticas no campo da formação e desenvolvimento, na perspectiva de ampliação da qualidade da gestão, da qualidade e do aperfeiçoamento da atenção integral à saúde, do domínio do conceito ampliado de saúde e estabelecer a democratização institucional através de reuniões mensais com os profissionais das equipes de AP e a gestão com apoio institucional incentivando o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem e capacidades docentes e de enfrentamento criativo das situações de saúde em cada profissional das equipes de AP. também promover o trabalho em equipes matriciais, a melhoria permanente da qualidade do cuidado à saúde e a constituição de práticas tecnológicas, éticas e humanísticas entre as equipes de AP.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: Se deu através de reuniões mensais com todos os profissionais das equipes de AP através de um cronograma previamente estabelecido onde são realizadas as avaliações do processo de trabalho tendo como base no PMAQ – AB promovidas pela coordenação da atenção básica juntamente com a gestão. Cada etapa foi planejada, desenvolvida e monitorada, juntamente com as ESF homologadas no programa ou não. A princípio as equipes receberam instruções e orientações sobre o que é o PMAQ, qual sua metodologia abordada, qual são seus objetivos, o que este programa impacta no nosso cotidiano e no nosso trabalho e ainda os benefícios que poderíamos ter com a implantação do mesmo e sua metodologia de trabalho. As equipes passam a desenvolver e entender a fundo os objetivos da organização do processo de trabalho com discussão e qualificação dos indicadores. Também foram promovidas reuniões específicas com os enfermeiros das equipes, onde foi desenvolvido um instrumento de avaliação por equipe onde a equipe que mais contribui para o alcance das metas recebe premiação mensal. As equipes se organizaram e realizaram entre eles uma avaliação interna semanal extremamente produtiva e positiva. A cada reunião mensal e em reuniões semanais todos os profissionais recebem capacitações nas diversas áreas da saúde com ênfase em três politicas básicas de saúde, a Política Nacional de Atenção Básica – PNAB, a Política Nacional de Humanização – PNH e a de Educação Permanente em Movimento – EPM. INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS: Em junho de 2013 o município passa por mudança de gestão a fim de reorganizar a AP onde todas as equipes da ESF estavam com recursos bloqueados por dificuldades encontradas no desenvolvimento do processo de trabalho, onde as principais são: falta de cumprimento de carga horária por parte de alguns profissionais

Sitio Novo do Tocantins localiza-se no Extremo Norte do Tocantins, região conhecida como “Bico do Papagaio”, localizado à margem da TO – 26, está a uma distância de 650 km de Palmas capital. Possui uma área de 324, 102 Km2 e uma população de 9.097 habitantes, segundo dados do IBGE 2012. Possui dez (10) estabelecimentos com um quadro de 162 profissionais segundo SCNES. A gestão da Saúde do município, considerando as potencialidades e vulnerabilidades dos profissionais das equipes de Atenção Primária – AP, e ciente da sua responsabilidade quanto à saúde da população em geral, elaborou esse projeto, tendo como objetivo principal qualificar e instrumentalizar os trabalhadores do SUS que atuam na AP, através das Políticas Nacional de Atenção Básica – PNAB, de Humanização – PNH e Educação Permanente – EP para atuarem nos territórios enquanto AGENTES TRANSFORMADORES no processo saúde – doença utilizando metodologias do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica – PMAQ – AB, e assim poder “organizar a casa”.

A saúde de Sitio Novo deu um salto nos últimos quatro anos e está apresentando os melhores indicadores já analisados, tanto de diretrizes e metas das ações de saúde como financeiro. A sistematização e integração dos serviços aconteceu sob a ótica da orientação estratégica, e potencializou a gestão das ações de saúde programadas trazendo resultados importantes. As equipes estão organizadas, comprometidas e com desempenho ótimo, baseado no processo auto avaliativo do PMAQ. Todas as equipes foram contratualizadas para processo avaliativo a fim de melhorar o seu processo de trabalho. Foram implantadas as políticas de saúde voltadas aos maiores problemas encontrados, como a PNAB, a PNH e a política de EP. A gestão apresenta como estratégia básica as políticas de saúde envolvendo os profissionais que compõem o sistema, com sua valorização e ofertando a humanização do atendimento ao usuário do SUS.

Principal

Rosemeire Vieira Pereira Aquino E Caltamídia Vasconcelos E Silva Pereira

enfrose.aquino@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Sítio Novo do Tocantins

Tocantins

Norte

Instituição

Av. Tocantins

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Rosemeire Vieira Pereira Aquino e Caltamídia Vasconcelos e Silva Pereira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar de escolares com necessidades especiais
Paraíba
Práticas
A educação permanente dos profissionais de enfermagem como estratégia no enfrentamento à dengue
Paraíba
Práticas
Oficina de atualizacao dos cadastros para melhoria da cobertura vacinal em Junco do Serido-PB
Paraíba
Práticas
Educação em gênero no SUS e a proteção integral à mulher em situação de violência na atenção primária
Paraíba
Práticas
Era uma vez, apresentando uma história de cuidado e amor – a importância da educação vacinal desde o berço
Paraíba
Práticas
Estratégia de comunicação pública voltada à saúde no ambiente digital em Campina Grande
Paraíba