Olá,

Visitante

Uma estratégia de fortalecimento do pré natal habitual na ESF Varjão Pirai- RJ

A assistência ao pré-natal do município de Piraí/RJ oferece atendimento resolutivo, longitudinal e contemplando a coordenação do cuidado amplamente em todos os níveis de atenção à saúde.
Piraí é um município do Médio Paraíba localizado no sul do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Estando a 89 km da capital do estado, sua população estimada em julho de 2019 era de 29.277 habitantes (IBGE). Conta com 100% de cobertura no programa de Estratégias da Saúde da Família – ESF Varjão, onde são atribuídas às políticas de saúde da mulher que abrange ao pré-natal de risco habitual.
O território é composto por 2.422 habitantes (ESUS ) sendo que em dezembro de 2023 finalizou com 21 gestantes entre elas 5 gestantes no alto risco e 2 acompanhadas na rede privada.
Nesta esteira de pensamento, balizado nas propostas do Ministério da Saúde (MS) voltadas à saúde da mulher e norteadas pela Politica Nacional de Humanização (PNH) promovemos aproximação dos pressupostos de humanização das políticas públicas e programas de saúde propostos pelo MS na práxis da atenção pré-natal de risco habitual oferecendo um encontro educativo mensal para gestante intitulado de HORA DA MAMAE.

Objetivo:
1. Promover o fortalecimento de vinculo entre as gestantes, sua rede de apoio e a equipe da unidade, de forma humanizada e democrática onde as gestantes sintam-se a vontade para minimizar as duvidas com dialogo.
2. Debater em grupo temático esse período singular da vida da mulher, uma vez que um pré-natal qualificado contribui para o bem estar da mulher e do bebê, compartilhando experiências sobre pré natal, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido .
3. Empodera-las com conhecimento teórico e vivencias praticas com a coparticipação dos atores em questão.

Foi possível o fortalecimento da “Hora Da Mamãe” com entrega de convites na hora do pré-natal e também através dos agentes comunitários de saúde – ACS em suas visitas.
A sala de reunião é climatizada é organizada com cadeiras em circulo com intuito de maior interação entre as mesmas; a didática do assunto é de forma teatral, explicativa e multiprofissional com oferta de pintura na barriga das gestantes com ótima adesão.
Também contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde que disponibiliza mensalmente um coffe brack e sorteio mensal de manta e touca confeccionado a mão para o RN fornecido como forma de doação por uma familiar da equipe.

Foi observado durante a assistência ao pré natal realizada individualmente nesse território duvidas frequentes sobre amamentação, banho do RN, vacinação e sobre a hora do parto .

Em todo ano de 2023 a Esf Varjão obteve elevada participação das gestantes observados através de lista de presença e registros fotográficos.
Havendo fortalecimento de vinculo entre a gestante e a equipe com empoderamento dos cuidados com o pré natal, parto, puerpério e obtendo um momento humanizado com informações produtivas e descontração juntamente com seus familiares.

A PNH evidencia a importância do reconhecimento do contexto e demandas sociais das gestantes, a valorização da dimensão subjetiva e a construção de vínculos solidários.
Percebeu-se a aproximação da gestante e sua família com a equipe de saúde com acesso sem burocracia. Com o ACS inserido na própria comunidade, pode ser considerado o primeiro contato de aproximação com os serviços de saúde, fortalecendo a co-responsabilização dos diferentes profissionais que atuam na USF Varjão e o trabalho em equipe.

Principal

Flaviana Bezerra de Souza

flavianabezerra31@gmail.com

Enfermeira Estrategia de saude da Familia

Coautores

Flaviana Bezerra de Souza Manoela das Dores Marques da silva

A prática foi aplicada em

Piraí

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Moacyr Barbosa n 73 centro Piraí - RJ

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Flaviana Bezerra de Souza

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

27 mar 2024

e atualizada em

27 mar 2024

Início da Execução

01/02/2023

Fim da Execução

31/12/2023

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Expansão do teste do pezinho no município de Umbuzeiro – PB : garantindo triagem neonatal nas comunidades rurais.
Paraíba
Práticas
Odontologia de mínima intervenção e Programa Saúde na Escola: a saúde bucal além do consultório
Paraíba
Práticas
Saúde com o agente : uma formação sem ponto final.
Paraíba
Práticas
Educação e promoção de saúde às gestantes de um município no sertão paraibano
Paraíba
Práticas
Café terapêutico: um espaço de reflexão sobre saúde mental para os servidores de Umbuzeiro Paraíba
Paraíba
Práticas
No caminho da formação: o olhar sensível para intervenção no cenário do Consultório na Rua
Paraíba